Prefeitura de Belo Horizonte confirma casos de raiva em morcegos
Em caso de animais suspeitos da doença, orientação da prefeitura é acionar imediatamente o serviço de Zoonoses do município
Minas Gerais|Do R7, com Record Minas

Nos dois primeiros meses do ano, já foram identificados dois morcegos positivos para raiva em Belo Horizonte. A informação foi confirmada pela Prefeitura de Belo Horizonte nesta quinta-feira (22). Segundo a administração municipal, os morcegos foram identificados em bairros das regionais Leste e Pampulha. As confirmações não foram em parques.
A Secretaria Municipal de Saúde informou ainda que mantém a circulação do vírus da raiva sob vigilância contínua. Sempre que é feito o recolhimento de algum animal com suspeita da doença, são realizadas ações de prevenção e bloqueio vacinal para evitar novos casos em animais domésticos.
Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são responsáveis por repassar orientações para a população quanto às medidas de prevenção da raiva dentro da área delimitada para a ação. Em caso de animais suspeitos da doença, principalmente morcegos caídos e com comportamento atípico, a prefeitura orienta que a população não manipule ou descarte o animal.
A orientação da prefeitura é acionar imediatamente o serviço de Zoonoses do município para recolhimento adequado. Veja aqui os telefones das zoonoses de cada região da capital mineira.
Em 2023 foram identificados 15 morcegos positivos para a raiva.















