Prefeitura de BH confirma três casos de raiva em morcegos
Focos foram identificados nas regionais Leste e Pampulha; em 2023 foram 15 morcegos positivos para a doença
Minas Gerais|Luciana Simões, da Record Minas

Três casos de morcegos positivos para o vírus da raiva foram identificados em Belo Horizonte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde. Dois casos foram registrados na regional Pampulha e um na regional leste. Em 2023 foram identificados 15 morcegos positivos para a raiva na capital.
De acordo com a Secretaria, a circulação do vírus é mantida sob vigilância contínua.
"Sempre que é feito o recolhimento de algum animal com suspeita da doença são realizadas ações de prevenção e bloqueio vacinal para evitar novos casos em animais domésticos. Os Agentes de Combate a Endemias (ACE) são responsáveis por repassar orientações para a população quanto às medidas de prevenção da raiva dentro da área delimitada para a ação. Em caso de animais suspeitos da doença, principalmente morcegos caídos e com comportamento atípico, a população não deve manipular ou descartar o animal. É necessário acionar imediatamente o serviço de Zoonoses do município para recolhimento adequado", afirma.
A raiva é uma doença infecciosa viral aguda grave, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%.
A prevenção é feita por meio da vacinação de cães e gatos.















