Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de BH deve explicar suspensão da vacinação, diz MP

Postos de saúde ficaram fechados no último fim de semana para imunização contra a covid-19 e decisão pode ser investigada

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Postos de saúde ficaram fechados no último fim de semana para descanso dos profissionais de saúde
Postos de saúde ficaram fechados no último fim de semana para descanso dos profissionais de saúde Postos de saúde ficaram fechados no último fim de semana para descanso dos profissionais de saúde

O Procurador-Geral de Justiça de Minas Gerais, Jarbas Soares, deve abrir um procedimento para apurar a paralisação no processo de vacinação contra a covid-19 em Belo Horizonte no último fim de semana. 

Em uma postagem publicada em uma rede social, o chefe do Ministério Público afirmou que a prefeitura deve dar explicações sobre essa decisão. 

A campanha de imunização na capital mineira continua nesta quarta-feira (7) com a vacinação de idosos com 65 anos de idade. No entanto, no último fim de semana, os postos de saúde não abriram. A justificativa do Executivo, na ocasião era que os trabalhadores da saúde teriam folga devido ao cansaço. 

Para o Procurador-Geral de Justiça, no entanto, a administração deve prestar mais informações sobre a decisão. 

Publicidade

Até esta terça-feira (6), de acordo com boletim epidemiológico divulgado pela própria prefeitura, das pouco mais de 721 mil doses destinadas a Belo Horizonte, 573.448 foram distribuídas aos postos de saúde. 

As aplicações de primeira dose somam 336 mil e a segunda dose foi fornecida a 111 mil pessoas.

Publicidade

Explicação

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura de Belo Horizonte disse que ainda não foi notificada sobre a apuração anunciada pelo Procurador-Geral de Justiça, Jarbas Soares. 

Publicidade

No entanto, o Executivo municipal afirmou que os profissionais de saúde "estão trabalhando incansavelmente para garantir assistência à população da capital". 

"Inicialmente, o expediente na sexta-feira, dia 2, feriado nacional, seria de escala mínima, mas a Prefeitura reforçou todas as equipes de vacinação para o pleno atendimento", afirma o texto. 

A Prefeitura de Belo Horizonte ainda informou que os profissionais de saúde "mereceram o descanso no final de semana" e que no fim de semana anterior, do dia 27 de março, os postos de saúde, pontos extras de vacinação e de drive-thru estiveram abertos para a imunização contra a covid-19.

Confira a nota da Prefeitura de BH: 

A Prefeitura de Belo Horizonte não foi notificada.

A Secretaria Municipal de Saúde esclarece que os profissionais estão trabalhando incansavelmente para garantir assistência à população da capital. Inicialmente, o expediente na sexta-feira, dia 2, feriado nacional, seria de escala mínima, mas a Prefeitura reforçou todas as equipes de vacinação para o pleno atendimento.

Sendo assim, os profissionais mereceram o descanso do final de semana, além de respeito e consideração para que possam continuar cumprindo sua nobre missão.

É importante lembrar ainda que no sábado, dia 27, houve vacinação nos pontos fixos, extras e postos drive-thru da capital.

Confira como está a campanha de vacinação no resto do país: 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.