Logo R7.com
RecordPlus

Prefeitura de BH oferece vacinação domiciliar para pessoas com autismo

Iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira (2), data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo

Minas Gerais|Do R7

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A Prefeitura de Belo Horizonte oferece vacinação domiciliar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
  • A medida visa facilitar o acesso à imunização, proporcionando conforto e segurança.
  • Os pedidos podem ser feitos presencialmente em centros de saúde ou online via portal da Prefeitura.
  • Equipes de saúde são treinadas para um atendimento humanizado, respeitando as características de cada paciente.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Equipes são treinadas para realizar a aplicação das doses de forma humanizada Foto/Adão de Souza/PBH

A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou a oferta de vacinação domiciliar para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A iniciativa foi anunciada nesta quinta-feira (2), data em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização do Autismo.

O objetivo da medida é ampliar o acesso à imunização e garantir mais conforto, segurança e acolhimento para pessoas com TEA e também para aqueles que possuem condições clínicas ou funcionais que dificultam o deslocamento até unidades de saúde.


De acordo com a subsecretária de Atenção à Saúde, Raquel Felisardo Rosa, a iniciativa busca reduzir barreiras no acesso ao serviço. “É uma ação que promove inclusão e assegura o direito à saúde, além de fortalecer a atenção domiciliar”, afirmou.

Como funciona o serviço

A vacinação pode ser solicitada presencialmente em um centro de saúde de referência ou pela internet, por meio do portal da Prefeitura.


No atendimento presencial, os responsáveis devem apresentar um documento de identificação com foto e um comprovante do diagnóstico de TEA. Após o pedido, a equipe de saúde agenda a visita domiciliar, respeitando as necessidades específicas de cada paciente, incluindo aspectos sensoriais e comportamentais.

Já no formato on-line, o cadastro é feito diretamente no sistema da Prefeitura. O solicitante deve preencher o CPF e os dados pessoais, selecionar a opção “Transtorno do Espectro Autista - TEA” e concluir o registro. A documentação comprobatória deverá ser apresentada no momento da vacinação.


Segundo a Prefeitura, as equipes são treinadas para realizar a aplicação das doses de forma humanizada, adaptando o atendimento às particularidades de cada pessoa.

A medida reforça a política de inclusão e busca facilitar o acesso à vacinação para um público que, muitas vezes, enfrenta dificuldades em ambientes convencionais de atendimento.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.