Minas Gerais Prefeitura de BH publica edital para obras contra enchentes na Vilarinho

Prefeitura de BH publica edital para obras contra enchentes na Vilarinho

Edital prevê a construção de mais um reservatório para receber água de córregos da região; avenida é marcada por enchentes e transbordamentos

Nível dos córregos sobe com chuvas na região

Nível dos córregos sobe com chuvas na região

Divulgação / Defesa Civil

A Prefeitura de Belo Horizonte publicou nesta terça-feira (10) a abertura de licitação para contratação de empresas que deverão executar obra de contenção de cheias na avenida Vilarinho, na região de Venda Nova. A intervenção deve custar até R$ 13,2 milhões e deve ser entregue em até 480 dias. 

De acordo com o edital, as obras devem prever a implantação de uma caixa de captação de 2.800 m³ na avenida Vilarinho, com Dr. Álvaro Camargos e Maçon Ribeiro. A estrutura receberá as águas dos córregos Vilarinho e Nado no canal do Ribeirão Isidoro. O objetivo é minimizar o risco de inundações na região. 

A avenida Vilarinho é um dos pontos monitorados pela Defesa Civil de Belo Horizonte sempre que chove forte na capital mineira. Em 2018, duas pessoas morreram arrastadas por uma enxurrada. 

Segundo a Prefeitura de BH, obras preparatórias para a intervenção na avenida Vilarinho começaram há duas semanas, com alargamento da via e remanejamento de redes de luz, gás e telefonia. 

A solução proposta para reduzir os riscos de inundações da região prevê ainda a terceira etapa de obras de ampliação da capacidade de armazenamento de água excedente em pontos estratégicos dos córregos Nado e Vilarinho.  

Ainda de acordo com a prefeitura, ainda está prevista uma terceira etapa de obras, com a implantação de novos reservatórios e a ampliação da capacidade de outros quatro que já existem na região. 

Últimas