Prefeitura de BH realiza "Dia D" de vacinação neste sábado (06)
Para ampliar o acesso da população e aumentar a cobertura vacinal, os 152 centros de saúde estarão em funcionamento
Minas Gerais|Do R7

A Prefeitura de Belo Horizonte vai promover, neste sábado (6), o Dia D de vacinação para a imunização contra a Covid-19. Com o objetivo de ampliar o acesso da população e aumentar a cobertura vacinal, estarão em funcionamento, das 8h às 17h, os 152 centros de saúde da capital.
· Compartilhe esta notícia no Whatsapp
· Compartilhe esta notícia no Telegram
Além dos Centros de Saúde, também funcionarão os outros pontos de vacinação da cidade. Das 12h às 19h, a população pode se vacinar no Centro de Atenção à Saúde do Viajante e no Shopping Estação. E das 08h às 16h, também estará tendo imunização na Faculdade UNA.
A Prefeitura reforça que devem vacinar exclusivamente os públicos elegíveis e já convocados para receber as doses. Para receber a dose contra a Covid-19, é preciso ter 18 ou anos ou mais e ter concluído, pelo menos, o esquema primário completo de duas doses com as vacinas monovalentes, respeitando o intervalo mínimo de quatro meses da última dose de vacina contra Covid-19 recebida.
O Dia D de vacinação também promoverá imunização contra a gripe. As farmácias parceiras da Prefeitura estarão disponíveis para aplicar doses da vacina. A vacinação contra a gripe tem como objetivo reduzir as complicações, internações e mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza. O imunizante é trivalente e protege contra três vírus: H1N1, H3N2 e vírus influenza B.
Poderão se vacinar nas unidades participantes os idosos a partir de 60 anos; gestantes e puérperas (até 45 dias após o parto); pessoas imunossuprimidas; trabalhadores da área de saúde; pessoas com comorbidades; professores dos ensinos básico e superior, incluindo creches, pré-escolas, ensino fundamental, ensino médio, profissionalizantes e EJA, das redes pública e privada. Além de agentes das forças de segurança, das forças armadas e de salvamento; caminhoneiros; trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; e funcionários do sistema prisional.
No momento da vacinação, as categorias profissionais convocadas devem apresentar documento que comprove a função. Já as puérperas devem apresentar a certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou documento do hospital onde ocorreu o parto.
A Prefeitura já convocou também a população acamada e residente nas Instituições de Longa Permanência (ILPIs), que recebem a vacina contra a gripe nas residências. Já as crianças de 6 meses a 5 anos também foram chamadas, mas a aplicação das doses para esse público acontece exclusivamente nos centros de saúde da capital.
Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina da gripe e outros imunizantes, como a vacina da Covid-19.














