Prefeitura de BH tomba prédio onde funcionou colégio Pitágoras
Construção da década de 1950 deixou de receber estudantes em dezembro de 2021, após fechamento da instituição de ensino
Minas Gerais|Ricardo Vasconcelos, da Record TV Minas

A Prefeitura de Belo Horizonte tombou em definitivo o casarão da década de 1950 onde funcionou o colégio Pitágoras, no bairro Cidade Jardim, na região Centro-Sul de Belo Horizonte. A escola encerrou as suas atividades em dezembro de 2021 e, desde então, está inutilizada.
De acordo com a PBH, o tombamento foi aprovado por unanimidade durante a 104ª sessão extraordinária do (CDPCM-BH) Conselho Deliberativo do Patrimônio Cultural De Belo Horizonte, nessa quarta-feira (10).
"Em breve, a deliberação de proteção será publicada no Diário Oficial do Município, com as diretrizes do dossiê acrescidas das considerações dos conselheiros", informou a PBH, por meio de nota.
Casarão
Localizado na avenida Prudente de Morais, 1602, o prédio funcionou como escola durante 55 anos, sendo comprado pela rede Pitágoras em 1970. A escola encerrou as atividades em dezembro de 2021. Na época, pais de alunos fizeram vários protestos contra a medida, mas a instituição manteve a decisão. Por meio de uma parceria com outra escola particular, os alunos foram realocados para o ano letivo de 2022.
Na época, a instituição emitiu uma nota justificando a decisão. “O Colégio Pitágoras encerrará suas atividades ao final do ano letivo de 2021. A decisão foi tomada pela direção geral da escola, em conjunto com a mantenedora atual, Eleva Educação, em função do contexto atual do país", disse um trecho do comunicado.















