Prefeitura de BH vai pagar 13º integral no dia 26 de novembro
Repasse será adiantado para todos os funcionários, sejam eles celetistas ou concursados; mais de 69 mil pessoas serão atendidas
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, nesta quarta-feira (27), que vai pagar o 13º dos servidores integralmente no próximo dia 26 de novembro. O adiantamento do repasse natalino vai beneficiar 69,3 mil servidores celetistas e estatutários, sejam da ativa ou aposentados.
A Secretaria de Planejamento e Gestão da capital mineira reforçou que a medida não vai afetar as políticas da cidade, como as ações da Saúde, assistência social e obras.
"O objetivo é contribuir com o comércio da capital, injetando na economia da cidade mais de R$ 270 milhões, e possibilitar a dispersão das compras do mês de dezembro, para evitar aglomerações", explicou a secretaria de Planejamento em nota.
Neste ano o pagamento será unificado, diferentemente do que ocorreu em 2020. Na época, o repasse foi feito em uma parcela integral no dia 10 de dezembro para os servidores estatutários e em dois repasses para os trabalhadores celetistas.
"Mesmo com todas as adversidades nos últimos dois anos, com gastos extraordinários decorrentes da pandemia da covid-19 e das fortes chuvas que atingiram a capital, sem repasses suficientes do governos estadual e federal para custear essas despesas, a Prefeitura conseguiu se manter em equilíbrio fiscal e honrar o compromisso com seus servidores pagando salários até o 5º dia útil", concluiu a Secretaria de Planejamento.