Medida vale por 120 dias no município de Contagem, na Grande BH
DivulgaçãoA Prefeitura de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, decretou, nesta segunda-feira (20), situação de emergência em saúde pública por conta da alta no número de casos de Dengue e Chikungunya. A medida vale pelos próximos 120 dias.
Durante esse período, a Secretaria Municipal de Saúde poderá adquirir bens e insumos necessários ao atendimento da população, respeitado o disposto na legislação aplicável às licitações e contratos administrativos.
Somente neste ano, até o último dia 13 de março, foram notificados 1.266 casos de dengue, sendo 127 confirmados. Os dados representam 51% dos casos notificados durante todo o ano de 2022. No mesmo período, houve um aumento de 339% dos casos de Chikunhunya, em relação ao mesmo período do ano passado. Em 2022, foram notificados 58 casos e em 2023 já são 255 casos.
Com o decreto, a tramitação dos processos para esse tipo de situação ocorrerá em regime de urgência e prioridade, em todos os órgãos e entidades municipais.
Minas Gerais
Segundo o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, até 12/03, Minas Gerais registrou 83.911 casos prováveis dengue. Desse total, 25.265 foram confirmados para a doença. Nove pessoas já morreram e outros 40 óbitos são investigados.
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 27.514 casos prováveis da doença, dos quais 7.555 foram confirmados. Até o momento, não há nenhum óbito confirmado pela enfermidade quatro mortes estão sendo investigadas.
Quanto ao vírus Zika, até o momento, são 116 casos prováveis. Há cinco casos confirmados para a doença e não há óbitos por Zika em Minas Gerais.