Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura de Felício dos Santos (MG) suspende aulas por surto de escarlatina 

Doença é provocada pela bactéria Streptococcus pyogenes, investigada por possivelmente causar a morte de três crianças em MG

Minas Gerais|Do R7, com Virgínia Nalon, da Record TV Minas

Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida é a recuperação
Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida é a recuperação Quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida é a recuperação

A prefeitura de Felício dos Santos, no Vale do Jequitinhonha, a 366 km de Belo Horizonte, suspendeu as aulas nas escolas do município até segunda-feira(30). Pelo menos 30 crianças tiveram escarlatina - uma infecção que causa sintomas como dor de garganta, febre, mal-estar e vômitos - doença provocada pela bactéria Streptococcus pyogenes, investigada por possivelmente causar a morte de três crianças em Minas Gerais. 

Segundo a Secretaria de Saúde, os primeiros casos começaram a aparecer no início do mês. Três crianças tiveram febre, dor de garganta, além de manchas na pele ou na língua. Todas já foram medicadas e se recuperam em casa. Elas estudavam na mesma escola pública de Felício dos Santos.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp

Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp

Publicidade

Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Nesta semana, mais 27 crianças, com idades entre 5 e 10 anos e um adulto, apresentaram os mesmos sintomas. Nenhum deles precisou ficar internado. Nesta sexta (27), a prefeitura vai começar a coletar amostras dos pacientes. Elas serão trazidas para a Fundação Ezequiel Dias, em Belo Horizonte.

Publicidade

Com a análise realizada pela Funed, vai ser possível identificar se a doença está sendo causada pela Streptococcus pyogenes. A bactéria pode ter causado a morte de três crianças em São João del-Rei.

A escarlatina é transmitida por meio de contato com objetos e com a pessoa que está doente. A orientação dos especialistas é manter a pessoa infectada isolada até que não haja mais riscos. Na primeira aparição de sintomas, a orientação é que o paciente procure o atendimento médico, pois quanto mais cedo o diagnóstico, mais rápida é a recuperação.

A prefeitura informou que a medida foi uma precaução para evitar que alunos e funcionários fiquem doentes. As escolas passarão por dedetização.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.