Prefeitura de Nova Lima (MG) prepara nova versão do plano diretor
Documento que prevê diretrizes para ocupação do solo deve ser enviado à Câmara até meados deste ano, conta o prefeito
Minas Gerais|Maria Fernanda Ramos*, do R7
A Prefeitura de Nova Lima, cidade da região metropolitana de Belo Horizonte, deve enviar à Câmara Municipal, até o meio do ano, um projeto de revisão do plano diretor do município. A informação foi revelada pelo prefeito João Marcelo Dieguez (Cidadania), durante entrevista ao Balanço Geral MG, nesta segunda-feira (10).
O documento é uma lei municipal, elaborada pela prefeitura e aprovada pela Câmara de Vereadores, que orienta normas para ocupação do solo e estabelece regras, critérios, incentivos e instrumentos para o desenvolvimento de cada cidade. Essa lei deve ser atualizada a cada dez anos, o que não aconteceu em Nova Lima. "O Plano Diretor de Nova Lima é de 2007, ou seja, ele deveria ter sido revisado até 2017, o que não aconteceu", comenta.

"Nós iniciamos essa revisão em uma construção com público, então foram realizadas discussões nas diversas regionais, audiências públicas. A expectativa é que a gente protocole na Câmara essa revisão até o meio do ano, com novos parâmetros, novas diretrizes, para o desenvolvimento urbano da nossa cidade", detalhou o chefe do Executivo Municipal.
Ainda no âmbito da mobilidade urbana, Nova Lima é conhecida por ter diversos condomínios de luxo. Questionado sobre a construção de mais condomínios e os possíveis problemas que isso pode causar, o prefeito alegou que todas as construções passam por licenciamento no âmbito municipal e também no estadual.
Segundo Dieguez, a administração municipal tem trabalhado para melhorar o saneamento. Há a preparação da licitação de um plano municipal para esse fim. "Nós temos que avançar muito na política de saneamento. Nós estamos terminando a licitação agora de um Plano Municipal de Saneamento para ter um horizonte melhor de como o município pode avançar nesse sentido", conta.
Perguntado sobre a MG-030, rodovia estadual que passa pela cidade, o chefe do Executivo Municipal informou que o projeto da obra de duplicação realizada em um dos trechos municipalizados tem diversas falhas que foram constatadas por uma auditoria externa contratada pela prefeitura. "Agora vamos licitar o restante, o que não foi licitado para a obra, e que é fundamental para concluir essa duplicação", pontuou o prefeito.
Durante a entrevista, Dieguez também comentou sobre projetos voltados para a área de segurança pública e desenvolvimento econômico da cidade. Veja a íntegra da entrevista no início desta reportagem.
*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento















