Prefeitura inicia auditoria nas empresas de ônibus em BH
Levantamento vai analisar custo do serviço de transporte na cidade para avaliar se é necessário fazer reajustes na tarifa
Minas Gerais|Gisele Ramos, da RecordTV Minas, com Pablo Nascimento, do R7
A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou, na tarde desta quarta-feira (18), o início da auditoria nas empresas de ônibus que operam na capital mineira. Um possível reajuste nas tarifas só poderá ser feito após a emissão do relatório que apontará os custos para o funcionamento do serviço.
A abertura da “caixa-preta da BHtrans” foi uma promessa de campanha do prefeito Alexandre Kalil (PHS) e deve ser concluída em outubro deste ano. A primeira etapa do processo é da captação de documentos. Segundo a empresa Maciel Consultores, responsável pela auditoria, até o momento, já foram recolhidos 5.000 arquivos de 40 empresas que fazem parte de quatro consórcios.
O material recolhido é referente aos anos de 2013 a 2016. Com ele, a empresa de consultoria vai fazer um fluxo de caixa, comparando os custos operacionais do sistema de ônibus com o valor das arrecadações.
Serão realizadas reuniões periódicas para apresentar os resultados de cada etapa do processo que deve ser concluído no final de outubro. Caso seja detectada alguma irregularidade, as empresas responsáveis podem ser punidas.