Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Prefeitura libera ponte precária para desativação de barragem

Trânsito na estrutura que fica em Rio Acima foi limitada a máquinas com até 8 toneladas; objetivo é esvaziamento da barragem Mina do Engenho

Minas Gerais|Clara Mariz, do R7*, com Luiz Casoni, da Record TV Minas

Trânsito de veículos pesados foi proibido no local
Trânsito de veículos pesados foi proibido no local Trânsito de veículos pesados foi proibido no local

A Prefeitura de Rio Acima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, liberou o tráfego de veículos pesados em uma ponte com estrutura precária sobre o Rio das Velhas. O objetivo é permitir que máquinas possam entrar e sair da área da Mundo Mineração para esvaziar uma barragem.

Para permitir a operação, o DER-MG (Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais), limitou o acesso à ponte ao maquinário com menos de oito toneladas, devido a situação precária da estrutura.

A Câmara Municipal de Rio Acima informou que não foi notificada oficialmente sobre a liberação do tráfego de veículos pesados sobre a ponte. De acordo com o órgão, eles só tomaram conhecimento da decisão por meio de uma nota divulgada nas redes sociais da Prefeitura.

Transtorno

Publicidade

Segundo nota divulgada pela Prefeitura de Rio Acima, a autorização de passagem pela ponte é excepcional para o maquinário da barragem. Os ônibus metropolitanos da cidade continuam proibidos de transitar pelo local. De acordo com o comerciante Felipe Guimarães, a determinação prejudica lojistas da cidade, que dependem de caminhões para fazer entregas aos clientes.

— É como se nós morássemos em duas cidades divididas por uma ponte. Se você precisar fazer uma obra, por exemplo, e mora de um lado da ponte, você tem que dar uma volta por Itabirito, assim, o frete o fica caro.

Publicidade

Em 2017 após uma vistoria na ponte, o DER-MG emitiu um laudo técnico que limitou o peso de veículos que trafegam pelo local. A medida foi tomada devido a situação precária, visto que a estrutura foi construída em 1928 e nunca recebeu obra de conservação e manutenção.

*Estagiária do R7 sob supervisão de Lucas Pavanelli

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.