Primeira barragem a montante da Vale é desativada em Nova Lima
Obras na estrutura 8B, na Mina de Águas Claras, foram concluídas nesta quarta-feira (27); outras oito barragens estão em processo de desativação
Minas Gerais|Clara Mairiz, do R7*

A mineradora Vale concluiu nesta quarta-feira (27) a descaracterização da primeira barragem a montante da empresa. Na prática, isso significa desativar e desmontar a estrutura.
As obras na barragem 8B, localizada na Mina de Águas Claras, em Nova Lima, na região metropolitana de Belo Horizonte, foram iniciadas em maio deste ano. Agora, com esse processo, o local é revitalizado.
Durante a desativação da barragem foi necessária a retirada do relevo que estava apoiado sobre sedimentos da mina, além da construção de um canal central para o escoamento natural da água.
Segundo a Vale, uma área de 12,7 mil m² onde a barragem operava está sendo reflorestada. No local, foi aplicada uma manta vegetal e plantadas mil mudas de espécies nativas da Mata do Jambreiro, pertencente a uma reserva da proteção da empresa.
Desativação
O projeto de descaracterização das barragens a montante da Vale inclui, além da B8, as barragens Sul Superior, em Barão de Cocais, Vargem Grande, Fernandinho, B3 e B4, em Nova Lima, além de Grupo e Forquilhas 1,2 e 3, em Ouro Preto.
A mineradora informou, que as demais barragens a montante também já estão passando por obras preliminares para diminuir o nível de água das estruturas, antes do início da desativação.
*Estagiária do R7, sob supervisão de Lucas Pavanelli















