Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Professores municipais de BH vão fazer paralisação nesta terça (8)

Aulas nas escolas municipais e Emeis estão suspensas durante todo o dia; categoria protesta decisão sobre piso salarial

Minas Gerais|Dara Russo*, do R7

Escolas municipais e Emeis não terão aula nesta terça (8)
Escolas municipais e Emeis não terão aula nesta terça (8) Escolas municipais e Emeis não terão aula nesta terça (8)

Professores da rede municipal de Educação de Belo Horizonte irão realizar uma paralisação nesta terça-feira (8). A categoria protesta contra decisão sobre o piso salarial e se manifesta em defesa da carreira.

Uma assembleia será realizada pelo Sind-Rede BH (Sindicato dos Trabalhadores Educação da Rede Pública Municipal de BH), às 14h30, na Praça da Estação, no Centro da capital mineira. Dessa forma, as aulas nas escolas municipais e Emeis (Escolas Municipais de Educação Infantil) estão suspensas durante todo o dia.

De acordo com a diretora do sindicato, Vanessa Portugal, os profissionais são contra a

proposta da Prefeitura de Belo Horizonte para a campanha salarial de 2022. “Quem tem 30 anos de serviço terá o mesmo salário de quem acabou de entrar”, explica a representante da categoria. “Um profissional que está quase se aposentando ganharia o menor salário, que é o piso salarial, e isso é inconcebível”, completa.

Publicidade

Após a assembleia, acontecerá uma manifestação até a porta da prefeitura, seguida por um ato do Dia da Mulher. Na reunião, será discutido e votado um calendário de mobilização, onde os professores irão avaliar a possibilidade de greve.

Em nota, a Prefeitura de Belo Horizonte afirmou que respeita o direito à livre manifestação e prevê que o aumento proposto de 11,77% (reajuste proposto a todo funcionalismo) e outras demandas específicas para Educação sejam aprovadas pela categoria durante a assembleia.

Publicidade

"O Município reafirma que, mesmo diante de tantos desafios nos últimos anos, não mediu esforços para ofertar a recomposição inflacionária a todo o funcionalismo e para atender a demandas específicas e históricas. Destaca, ainda, que nunca atrasou ou parcelou o salário, nem mesmo na pandemia", disse o executivo municipal.

A prefeitura ainda informou que, no caso específico da Educação, no comparativo entre dezembro de 2016 e dezembro de 2022, os aumentos na remuneração serão de 140,18% para professores da Educação Infantil e de 73,32% para professores do Ensino Fundamental.

*Estagiária sob supervisão de Pablo Nascimento

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.