“Proibido grau, sujeito a cacete”, diz faixa para coibir rolezinhos em comunidade de BH
Barulho e a alta velocidade das motos incomodaram as famílias que queriam celebrar as festas de Natal; um homem foi preso
Minas Gerais|Andréa Silva, da RECORD MINAS
Moradores de vários pontos de Belo Horizonte e da região metropolitana relataram ocorrência de “rolezinhos” durante a noite do dia 24 e madrugada de 25 de dezembro. O barulho e a alta velocidade das motos incomodaram as famílias que queriam celebrar as festas de natal.
Diante da situação, moradores do bairro Paulo VI, na região nordeste da capital mineira, colocaram uma faixa para proibir motociclistas de cometerem determinadas infrações de trânsito dentro da comunidade. A faixa está estendida na Rua Antônio Mariano de Abreu.
“Proibido tirar de giro, chamar no grau, moto sem descarga e trazer moto roubada na comunidade. Sujeito a cacete. Não vamos aceitar essas coisas na comunidade”, diz a placa.
Prisão
Ainda durante a madrugada, um homem de 23 anos acabou preso em flagrante por condução perigosa e por pilotar uma motocicleta sem capacete, durante a operação Zero Grau, da PM (Polícia Militar).
Segundo a instituição, grupos se reuniram nas ruas e becos dos aglomerados Morro das Pedras e Vila Ventosa, além de uma avenida no Jardim América, para o chamado “rolezinho” ou “grau”, onde são realizadas manobras perigosas, como andar em uma roda só, altas velocidades e alteração dos canos de descarga para aumentar o ruído dos motores.
O jovem detido foi flagrado fazendo uma conversão irregular na Rua Tibiriçá e em seguida acessando a Avenida Barão Homem de Melo. Os militares, que estavam desembarcados e realizando uma operação para coibir tais práticas, ordenaram que ele parasse, mas a ordem foi desobedecida.
A Polícia Militar relatou que o motociclista acelerou em direção aos policiais e fugiu em alta velocidade pela avenida, iniciando uma perseguição. Durante a fuga, os militares utilizaram tiros de borracha para tentar deter o jovem, que só foi parado após sofrer uma queda e tentar escapar a pé.
Após ser detido, o rapaz resistiu com chutes e socos, sendo necessário contê-lo e algemá-lo. Antes de ser levado à Delegacia de Plantão de Trânsito no Barreiro, ele recebeu atendimento médico na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Barreiro devido aos ferimentos sofridos na queda.
A PM apreendeu a motocicleta, que estava sem placa e com o cano de descarga adulterado.