Logo R7.com
RecordPlus

Projeto artístico conta histórias de 15 moradores da Grande BH que desafiam estereótipos 

Mais de 10 mil cartões postais serão distribuídos gratuitamente em todas as regionais da capital mineira

Minas Gerais|Maria Luiza Reis, Do R7

  • Google News
Artes foram inspiradas nas histórias de vida de cada participante
Artes foram inspiradas nas histórias de vida de cada participante

O projeto “Diversos Horizontes” distribui, neste fim de semana, mais de 10 mil cartões postais inspirados em 15 moradores da região metropolitana de Belo Horizonte. O objetivo das idealizadoras do projeto é contar a história dos participantes combatendo os estereótipos que eles enfrentaram durante a vida. 

· Compartilhe esta notícia no WhatsApp


· Compartilhe esta notícia no Telegram

Em janeiro de 2023, as idealizadoras abriram um formulário online para selecionar os protagonistas-participantes. Elas procuravam por rostos que dão vida à capital mineira, mas que nem sempre são representadas na comunicação de forma geral. 


Em fevereiro, os 15 escolhidos foram anunciados. A seleção se deu pensando em formar um grupo diverso, que conseguisse representas diversas realidades e regiões da Grande BH, como explica a idealizadora Ana Cláudia Vieira. “A gente tentou trazer toda diversidade possível e de regiões diferentes da cidade. Durante a entrevista, fizemos perguntas para encontrar essa subjetividade, para entender como a pessoa se via”.

As 15 histórias foram transformadas em postais contendo artes gráficas e minicontos literários. O formato foi escolhido por possibilitar uma ampla distribuição. "O postal dá muita possibilidade de acesso, gente de classes diferentes podem ter acesso a ele, que é de fácil leitura", explicou Ana Cláudia. 


Histórias

Leonardo Penna, um dos participantes-protagonistas, é estudante de Estatística na UFMG e representante estudantil. Ele contou que precisou enfrentar, além da dificuldade acadêmica e de logística, o preconceito de alguns colegas que acreditavam que uma pessoa negra, vinda de escola pública e moradora de Ribeirão das Neves, não daria conta de um curso como o de Estatística.


“Me recomendaram que eu mudasse para um curso mais fácil, pois ‘uma pessoa igual a mim’ dificilmente conseguiria terminar o curso”, relembra o estudante. Leonardo é o primeiro universitário da família, do bairro e um dos poucos da cidade. Apesar das dificuldades e do preconceito, ele não desistiu e, hoje, já está perto de concluir o curso. 

Além dele, os protagonistas-participantes incluem uma doutora em comunicação pela USP, que precisou, aos dez anos de idade, realizar uma campanha publicitária para conseguir continuar os estudos; uma senhora de 100 anos que foi proibida de se identificar como indígena quando criança; uma jovem jornalista moradora do Cabana, que criou seu próprio veículo de imprensa para dar voz à sua comunidade, e muitos outros. 

Todos os participantes receberam um valor simbólico pela participação. O projeto contou com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura da Prefeitura de BH.

Cronograma de distribuição

Os portais serão distribuídos gratuitamente em pontos de grande circulação das nove regionais e também em residências da capital

Sexta-feira, dia 18/8

7h às 10h | Regional Oeste (Metrô, Cefet, av. Amazonas)

11h às 12h | Centro Sul Estação Lagoinha (rodoviária, av. Paraná, Praça 7)

13h30 às 15h30 | Regional Norte (Estação Waldomiro Lobo)

16h30 às 18h30 | Venda Nova (Estação Vilarinho, Estação, Shopping, Padre Pedro Pinto)

Domingo 20/08

08h00 | Regional Leste (Supermercados, Praças etc.)

10h00 | Regional Nordeste (Praça, Bares, Supermercados)

11h30 | Regional Noroeste (Shopping Del Rey, Praças)

14h30 | Regional Pampulha (Dandara, Xangrilá, Estação)

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.