Prosa na Cozinha: saiba como fazer arroz caldoso com costelinha e queijo canastra
Pedaços de queijo canastra grelhados e crispy de couve completam o prato típico mineiro; veja a lista de todos os ingredientes
Minas Gerais|Do R7
A costelinha é um prato típico da culinária mineira. Agora, a receita clássica ganhou uma nova versão assinada pela chef Dandara Saraiva. O arroz caldoso acompanha, além da costelinha, o queijo canastra e um crispy de couve. Confira os ingredientes e o modo de preparo abaixo:
Ingredientes
- 1 xícara de arroz cru;
- 1 kg costelinha em cubos;
- 1 limão;
- 2 cebolas;
- 4 dentes de alho;
- 3 tomates maduros;
- 100 g de tomate grape;
- 1 lata de tomate pelati ou molho de tomate concentrado;
- 1/2 queijo canastra;
- 1 couve;
- Pimenta do Reino;
- Sal;
- Banha de porco;
- Água.
Modo de Preparo
1) Tempere a costelinha com uma colher de chá de sal e suco de limão. Deixe descansar por 10 minutos e depois frite a costelinha em uma panela funda que será a mesma que vamos fazer o prato completo.
2) Pique a cebola em cubinhos pequenos ou rodelas bem finas para que elas desapareçam na pressão. As cebolas ajudam a cozinhar mais rápido as carnes.
3) Depois de fritas as costelinhas, coloque todos os pedaços na panela, cubra com cebola, água e feche a pressão. Mantenha fogo de médio a alto. Fique monitorando pois o tempo pode variar de fogão para fogão.
4) Enquanto isso, vá picando os tomates maiores, ralando metade do queijo e a outra metade cortando em cubinhos e, por fim, picando a couve fininha.
5) Após uma hora, desligue o fogo e quando a pressão terminar de sair, abra sua panela e verifique se a costelinha está soltando do osso. Se ainda não estiver assim, religue o fogo, mantenha sem pressão e vá monitorando, até estar bem macia. Se necessário for, complete com um pouco de água.
6) Pique o tomate e refogue-o com molho de tomate.
7) Quando a carne estiver no ponto de desfiar, coe o caldo da carne e reserve-o, retire os ossos e vá misturando a costelinha até que ela desfie sozinha. Depois, misture o tomate refogado com a costelinha desfiada.
8) Na mesma panela que fritou a costelinha, frite o alho picadinho e refogue o arroz com uma xícara de caldo da costelinha que ficou reservada. Antes da segunda medida de "caldo da costelinha" para o arroz, junte a costelinha com o tomate refogado e o queijo ralado. Misture bem e coloque mais uma xícara do caldo. Caso não tenha essa quantidade, basta completar com água.
9) Quando estiver ficando pronto, faça o crispy de couve, que nada mais é do que colocar óleo bem quente e fritar rapidamente a couve picada.
10) Para a montagem do prato, além da couve crispy, a chef sugere colocar tomatinho grape cortadinho e pedaços de queijo canastra grelhado.