Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Queijo da Canastra é eleito o melhor do mundo por pesquisa americana

Iguaria mineira está no topo da lista que elegeu os 50 melhores queijos do mundo; produtores do estado comemoraram a notícia

Minas Gerais|Pollyana Sales, da Record TV Minas

Melhor queijo do mundo é produzido na Serra da Canastra
Melhor queijo do mundo é produzido na Serra da Canastra Melhor queijo do mundo é produzido na Serra da Canastra

O queijo produzido da Serra da Canastra, em Minas Gerais, foi reconhecido internacionalmente e ganhou, nesta terça-feira (23), o prêmio de melhor do mundo pelo site norte-americano Taste Atlas. Na lista com os top 50 do planeta, a iguaria mineira ocupa o primeiro lugar, na frente dos conhecidos Grana Padano, Gorgonzola Piccante e Pecorino Sardo. O site ouviu a avaliação dos consumidores para montar a lista.

Produtores rurais do estado comemoraram o prêmio. Os proprietários da Fazenda São Bento Vargem Grande e da Queijaria J & C, em São Roque de Minas, Maria Aparecida de Freitas e Jadir da Costa, festejaram a novidade. "Muito importante. Não só pra gente, mas para todos os produtores. Isso vai agregar mais valor monetário e confirmar ainda mais, a boa qualidade do produto", afirma Maria Aparecida.

Os queijos produzidos por Maria e Jadir são comercializados em todo o Brasil e são famosos em empórios de São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Na fazenda do casal, são produzidas de 25 a 28 unidades por dia. No último Concurso Municipal de Qualidade do Queijo Minas Canastra de São Roque de Minas, promovido pela Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado Minas Gerais), o queijo dos fazendeiros ficou em quarto lugar, entre os cinco selecionados.

A Apocram (Associação dos Produtores de Queijo da Canastra), que tem 70 produtores como filiados, manifestou a importância do prêmio para o estado:

Publicidade

"O Testa Atlas é como se fosse um guia de viagem semelhante ao nosso Guia Quatro Rodas. Ele recebe informações dos usuários e vai ranqueando. A gente fica feliz. É uma conquista expressiva, pois reconhece cada vez mais a qualidade do nosso queijo e o trabalho dos produtores para entregar um bom produto aos consumidores", disse Higor Douglas de Freitas, representante da associação.

A Emater-MG, empresa vinculada à Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, presta assistência técnica aos produtores de queijos artesanais em Minas Gerais e também comemorou o bom desempenho do produto. 

Publicidade

"O reconhecimento da qualidade dos queijos mineiros muito nos orgulha. Tudo isso é resultado de um esforço conjunto de todo o sistema de Agricultura do Estado. Ninguém faz nada sozinho", ressaltou o diretor-presidente Otávio Maia.

O queijo premiado é produzido em cidades da Serra da Canastra e tem tradição de mais de 200 anos. Ele ficou conhecido por ter uma casca amarela por fora e por ser macio e saboroso por dentro. O queijo da Canastra é reconhecido pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) como patrimônio cultural imaterial brasileiro, desde 2008.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.