Logo R7.com
RecordPlus

Quem é Sonny Clay, traficante que mudou a aparência para driblar a polícia, mas acabou preso em MG

Criminosos passou por cirurgias no rosto, ganhou massa muscular e alterou características físicas para tentar despistar a polícia

Minas Gerais|Maria Luiza Reis, do R7 e Virginia Nalon, da Record Minas

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • Sonny Clay Dutra, um traficante procurado, foi preso em uma casa de prostituição em Divinópolis, MG.
  • A operação policial, que levou à sua captura, durou sete meses e revelou sua liderança em um esquema de tráfico com ramificações internacionais.
  • Sonny usava empresas de fachada para lavar dinheiro, acumulando R$840 milhões em bens bloqueados pela Justiça.
  • Conhecido como "mestre dos disfarces", ele alterou sua aparência para evitar a prisão, mas agora está detido à disposição da Justiça.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Conhecido como “mestre dos disfarces”, traficante mudou a aparência para dificultar a captura

O homem que tinha uma vida de fachada como empresário bem-sucedido, frequentador de casas noturnas e ostentação de luxo, liderava, desde 2019, uma complexa estrutura de tráfico de drogas, com ramificações internacionais, principalmente na Bolívia e no Paraguai. A prisão de Sonny Clay Dutra aconteceu em uma casa de prostituição, em Divinópolis, no Centro-Oeste de Minas Gerais, no último sábado (10).

As imagens do circuito de segurança mostram o momento em que o homem é abordado por policiais. Sem reagir, ele coloca as mãos na cabeça e se deita no chão. O cliente detido não era qualquer um: tratava-se do homem apontado como um dos traficantes mais procurados do Brasil.


A operação foi resultado de sete meses de investigação. Segundo a Polícia Civil, no momento da abordagem, Sonny estava armado com uma pistola calibre .380, de fabricação norte-americana, e utilizava uma motocicleta de luxo avaliada em mais de 100 mil reais.

Quem é Sonny Clay?

Segundo as investigações, o homem liderava, desde 2019, uma complexa estrutura de tráfico de drogas, com ramificações internacionais, principalmente na Bolívia e no Paraguai. Apesar de não colocar as mãos diretamente na droga, o suspeito atuava na organização da logística do narcotráfico em alto nível.


Segundo a Polícia Civil, Sonny era considerado um criminoso estratégico. Inteligente, utilizava contatos fora do país para viabilizar o transporte e a distribuição de entorpecentes, especialmente da pasta-base de cocaína. Ele é investigado desde 2013 e mantinha relações com diferentes facções criminosas, atuando acima da venda direta de drogas.

As investigações apontam ainda que Sonny utilizava empresas de fachada em vários estados brasileiros para lavar dinheiro. Os negócios, registrados em nome de sócios fictícios, atuavam em diferentes ramos, como o alimentício e postos de combustíveis. Por meio dessas empresas, os valores obtidos com o tráfico eram inseridos na economia formal, transformando recursos ilícitos em ativos aparentemente legais.


Sonny estava foragido há sete anos. A última prisão havia ocorrido em agosto de 2022, durante uma partida de futebol da Supercopa dos Inconfidentes, em Ouro Preto. Na ocasião, ele foi detido em campo, mas conseguiu liberdade provisória e, desde então, não foi mais localizado.

Mestre dos disfarces

Conhecido como “mestre dos disfarces”, o traficante mudou a aparência para dificultar a captura. Ele passou por cirurgias no rosto, ganhou massa muscular e alterou características físicas, o que, segundo a polícia, atrasou o trabalho de localização.


Outro dado que chama atenção é o volume de dinheiro movimentado pelo esquema criminoso. Até o momento, cerca de R$840 milhões em bens ligados ao suspeito foram bloqueados pela Justiça. A Polícia Civil ressalta que esse valor não representa apreensão imediata e pode ser ainda maior à medida que as investigações avancem.

As apurações continuam, e a polícia acredita que Sonny Clay não agia sozinho.

Search Box

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.