Logo R7.com
RecordPlus

Radar "campeão" de BH multa 108 por dia em alta velocidade 

Equipamento na Cristiano Machado registrou 39 mil ocorrências em 2014

Minas Gerais|Enzo Menezes, do R7*

  • Google News
Equipamento pega de surpresa quem sai do viaduto da Lagoinha; segundo colocado registrou 18 mil multas a menos
Equipamento pega de surpresa quem sai do viaduto da Lagoinha; segundo colocado registrou 18 mil multas a menos

Desatentos e apressados que saem do túnel da Lagoinha e entram na Cristiano Machado com o pé pesado no acelerador fazem do radar instalado na esquina da rua Pitangui, no Colégio Batista, na região leste, o campeão de multas por excesso de velocidade em Belo Horizonte

Em 2014 foram 39.309 autuações só neste local - média de 107,6 motoristas infratores por dia, ou 4,48 a cada hora. O segundo colocado multa bem menos: 21.799 infrações na Contorno, no Barro Preto, perto do Socor. O radar que fecha o "pódio" fica na Waldyr Soeiro Emrich, perto da avenida Joaquim de Oliveira, no Betânia: foram 21.675 multas em 2014 (conheça os dez radares que mais multam em BH no mapa abaixo). 


Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play


A reportagem constatou que o aparelho, Instalado em 2010, é sinalizado e a placa não está encoberta, apesar de estar muito perto do aparelho. Para quem trabalha na região e especialistas em trânsito, a proximidade com o túnel faz com que os condutores pisem com força no acelerador. 

É o caso do vendedor Fabrício Lopes, que trabalha em uma loja de motos a poucos metros do radar. 


— Os carros saem do túnel em alta velocidade e quando percebem o radar não têm tempo de diminuir porque a placa estão muito em cima. Eu nunca fui multado aqui porque estou acostumado, mas quem passa pela primeira vez sempre corre esse risco. 

Radar que multa muito não reduz acidentes


Para o mestre em engenharia de transportes e professor de Transporte e Trânsito da Universidade Fumec, Márcio Aguiar, os radares ajudaram a diminuir os índices de acidente na capital, mas devem acompanhar outras intervenções e campanhas educativas para surtir efeito. 

— A fiscalização tem que ser prioridade nas intervenções de trânsito. O radar só traz efeitos se realmente diminuir a quantidade de acidentes no trecho. Quando a BHTrans verifica que um radar é "campeão", significa que os motoristas continuam acelerando, então precisa analisar qual intervenção deve ser feita.

Para o dispositivo que flagra 108 motoristas irregulares por dia, Aguiar sugere ampliar os alertas aos motoristas que saem a toda velocidade do túnel.

— Talvez sinalizar antes do túnel que há um radar logo à frente. É preciso verificar se a sinalização está correta. 

O enfermeiro Rubens Santos Ferreira já foi multado três vezes no radar "campeão" de BH. Ele justifica que acelerou porque seria abordado por um assaltante. 

— A placa fica em cima do radar. Em uma das multas eu estava saindo do plantão, percebi que ia ser assaltado e tive que passar rápido. Acho que em determinados horários, quando tem menor circulação de veículos, deveria ser mais maleável [o limite de velocidade], principalmente onde as autoridades sabem que o índice de crimes é alto.

O lavador de carros Allan Cristian pilota motos há quatro anos e concorda que o equipamento na Cristiano Machado com Varginha é o campeão porque falta sinalização.

— Todos os outros na Cristiano Machado têm placas avisando com antecedência, esse fica escondido. 

* Colaboração da estagiária Carolina Assis

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.