Desde 2016, clientes precisavam solicitar o tempero aos garçons
Freepik/ReproduçãoClientes de bares e restaurantes de Belo Horizonte terão recipientes de sal disponíveis nas mesas dos estabelecimentos novamente. A exibição do item voltou a ser permitida, nesta quinta-feira (14), após decreto do prefeito Fuad Noman (PSD) que revoga a lei que proibia o tempero exposto.
Em junho deste ano, a Câmara Municipal de Belo Horizonte aprovou em 2º turno o projeto de lei 135/2021, que solicitava a revogação da proibição de saleiros e sachês de sal nos estabelecimentos da capital. Para o vereador, “a lei municipal em questão apenas causou uma dificuldade no atendimento em bares e restaurantes”.
Desde 2016, os clientes que quisessem o item em bares e restaurantes da capital mineira, precisavam pedir ao garçom. O estabelecimento que não obedecesse a regra poderia ser multado.
A medida pretendia desestimular o consumo de sal, tempero que, consumido em grandes quantidades, pode aumentar os riscos de hipertensão e de doenças cardiovasculares. A OMS (Organização Mundial de Saúde) orienta que o consumo ideal de sal para um adulto é de cerca de 2 gramas por dia, no máximo.
*Estagiária sob supervisão de Ana Gomes