Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Responsável por obra de prédio que caiu em BH usava documentação de empresa fechada em 2015

CREA-MG autuou o empreendimento por ter como responsável um especialista que não era o indicado na placa de identificação

Minas Gerais|Pablo Nascimento, Do R7

Desabamento matou uma pessoa e deixou outras três feridas
Desabamento matou uma pessoa e deixou outras três feridas Desabamento matou uma pessoa e deixou outras três feridas

Os responsáveis pela construção do prédio que caiu em Belo Horizonte, nesta terça-feira (21), usavam no local uma placa indicando que o serviço era executado por uma empreiteira que encerrou as atividades em 2015.

A base de dados da Receita Federal indica que a Empreiteira Brasil Construções LTDA anunciou seu fechamento ao governo em 09 de fevereiro de 2015.

No entanto, a placa de identificação obrigatória da obra constava o nome da companhia como a responsável até, ao menos, outubro de 2021. O projeto começou a ser executado em meados de 2014. Imagens do Google Street View mostram que a mesma placa já era usada no local à epoca.

A Prefeitura de Belo Horizonte e o Crea-MG (Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Minas Gerais) não confirmaram quem é o atual responsável técnico pelo empreendimento.

Publicidade

O Crea-MG, contudo, declarou que autuou a obra em outubro de 2021 pela suposta relação com a Empreiteira Brasil Construções Ltda.

Placa da Brasil Construções ficou no local ao menos até outubro de 2021
Placa da Brasil Construções ficou no local ao menos até outubro de 2021 Placa da Brasil Construções ficou no local ao menos até outubro de 2021

"O responsável técnico pelo andamento da construção foi autuado pela falta de identificação em relação ao serviço em execução, uma vez que a placa de obra que constava na edificação não atendia à legislação, pois indicava outro profissional responsável técnico e uma empresa que não está registrada no Crea-MG, a Empreiteira Brasil Construções Ltda", apontou o conselho em nota.

Publicidade

A reportagem tentou contato com os responsáveis pela Empreiteira Brasil Construções LTDA e não teve retorno.

Histórico de irregularidades

Publicidade

O prédio que desabou tinha cinco andares e a obra ainda não havia sido concluída. A prefeitura informou que ainda não havia liberado as licenças para ocupação do empreendimento, mas duas famílias já haviam se mudado para o local.

Uma delas estava viajando. A outra estava no local no momento do desmoronamento, que acabou com a morte de uma pessoa e com outras três feridas.

Ainda segundo a Prefeitura de BH, a construção foi embargada e multada em 2016 por falta de licenciamento urbanístico e execução de projeto sem a liberação.

O município identificou que a obra passou a ser ocupada em 2020 e a regularização para a construção foi liberada só em 2021.

Os órgãos de investigação ainda apuram a relação das empresas responsáveis pela obra. O engenheiro especialista em edificações Vagner de Jesus Vieira avalia que o acompanhamento do projeto com profissionais licenciados é fundamental para garantir a segurança dos empreendimentos.

"Alguns cuidados podem evitar os acidentes, como acompanhamento efetivo de um profissional junto à construção e não somente figurar um responsável técnico, o que casa um vício na atividade civil, que é a venda de ART [Anotação de Responsabilidade Técnica], a figuração de um profissional que não está presente na construção", pontuou o especialista.

Veja quem são as vítimas:

Entenda mais sobre o caso:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.