Romeu Zema lamenta mortes e mobiliza forças de segurança em acidente com ônibus em MG
Pelo menos 38 pessoas morreram no acidente e outras 8 ficaram feridas; elas foram levadas para unidades de saúde da região
Minas Gerais|Lucas Eugênio, da RECORD MINAS
O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), lamentou as mortes no acidente com um ônibus em Teófilo Otoni, a 450 km de Belo Horizonte, na madrugada deste sábado (21). Pelo menos 38 pessoas morreram no acidente e outras 8 ficaram feridas. Elas foram levadas para unidades de saúde da região. Entre os mortos, há pelo menos uma criança.
“Determinei mobilização total no atendimento às vítimas e suporte aos familiares no trágico acidente na BR-116, em Teófilo Otoni. Nossas Forças de Segurança trabalham sem interrupção desde a madrugada e ao longo dessa manhã para atender com agilidade a ocorrência”, declarou Zema em um comunicado.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, a colisão envolveu 49 pessoas, que estavam em um ônibus, uma carreta e um carro. O chamado inicial indicava um incêndio em um ônibus. No entanto, ao chegarem ao local, os militares constataram que o veículo, vindo de São Paulo, havia sofrido um acidente após o estouro de um pneu.
Ainda conforme a corporação, há duas versões sobre a dinâmica do acidente. A primeira relata que o motorista perdeu o controle da direção após um pneu estourar, colidindo contra uma carreta. Já uma outra versão aponta que o bloco de granito teria caído e atingido o ônibus. Segundo os militares, apenas a perícia vai confirmar a versão verdadeira.
Um veículo de passeio que vinha logo atrás também bateu no ônibus, mas os três ocupantes sobreviveram.
MG
O governador explicou que colocou as aeronaves do Gabinete Militar do Governador à disposição para fazer o deslocamento das equipes de apoio para reforçar o atendimento.
“Toda minha solidariedade aos familiares e amigos. Estamos trabalhando para que as famílias das vítimas sejam acolhidas para enfrentar de forma mais humanizada possível essa tragédia às vésperas do Natal, uma data tão significativa para todos”, concluiu o governador.
A empresa responsável pelo ônibus lamentou a ocorrência e se solidarizou com as vítimas. A EMTRAM informou que está empenhando máximo esforço para auxiliar as pessoas envolvidas e seus familiares, oferecendo e providenciando todo o apoio necessário, inclusive acompanhamento psicológico.
Os bombeiros trabalharam por várias horas para controlar o incêndio e já retiraram as vítimas fatais, que estavam carbonizadas e presas às ferragens. Agora, os militares aguardam a chegada de um guincho para destombar o ônibus e acessar o fundo do veículo.
Além de quatro viaturas do Corpo de Bombeiros, também estão no local equipes da Polícia Rodoviária (PR), do SAMU e da Polícia Militar (PM).