Logo R7.com
RecordPlus

Samarco errou ao comunicar desastre por telefone, afirma prefeito

Plano de emergência da mineradora não previa a instalação de sirenes

Minas Gerais|Do R7, com Agência Brasil

  • Google News
As barragens que se romperam eram parecidas com esta, a terceira da Samarco em Bento Rodrigues, que é monitorada pelos bombeiros por risco de novo acidente
As barragens que se romperam eram parecidas com esta, a terceira da Samarco em Bento Rodrigues, que é monitorada pelos bombeiros por risco de novo acidente

O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, disse neste sábado (7) que a mineradora Samarco errou na tentativa de informar os moradores sobre o rompimento de duas barragens no distrito de Bento Rodrigues.

Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7


Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play

Grávida é resgatada da enchente de lama, mas perde o bebê


O plano de evacuação de emergência da mineradora não previa a instalação de sirenes de alerta para as comunidades próximas. Com isso, os alertas chegaram por telefone à Polícia Militar, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e líderes comunitários. 

— Foi muito falha essa forma de comunicação. O ideal era que houvesse uma sirene, um botão de pânico.


Duarte avaliou que a decisão da mineradora não foi adequada, porque a lama chegou ao povoado em cerca de dez minutos.

— A verdade precisa ser dita e as responsabilidades, apuradas.


Segundo o prefeito, no momento em que houve o rompimento da primeira barragem, a água desceu com muita força e se sobrepôs ao volume acumulado na segunda barragem.

— Foi uma avalanche de lama, uma coisa impressionante. Bento Rodrigues não existe mais. Fico imaginando como essa história vai continuar. A situação é bem difícil.

O prefeito destacou que algumas pessoas permanecem ilhadas, mas que não é possível precisar o número no momento. Ao todo, 543 moradores de Bento Rodrigues foram instalados em hotéis de Mariana. 

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.