Logo R7.com
RecordPlus

Secretaria de Saúde de Minas Gerais descarta morte por metanol em Ipatinga (MG)

Outros dois casos suspeitos de intoxicação também foram descartados no estado após analises do Cievs-Minas

Minas Gerais|Gabrielle Assis, da RECORD MINAS

  • Google News
SES-MG descartou uma morte e duas suspeitas de intoxicação por metanol no estado Revista Oeste

A SES-MG (Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais) informou que foram descartados três casos suspeitos de intoxicação por metanol registrados no estado. Entre eles está o óbito de um homem de 26 anos, ocorrido em Ipatinga, no Vale do Aço. Segundo a pasta, resultados preliminares de amostras analisadas pelo IML (Instituto Médico Legal) não detectaram a presença da substância no sangue do paciente.

Os outros dois casos são de uma mulher de 48 anos, moradora de Belo Horizonte, e o de um homem de 25 anos, residente em Poços de Caldas, no Sul de Minas. As análises foram conduzidas pelo Cievs-Minas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais).


A SES-MG reforçou o alerta sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa e orientou que, diante de sintomas suspeitos, as pessoas procurem atendimento médico imediatamente. Entre os sinais de possível intoxicação estão náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia intensa, confusão mental, tontura e alterações visuais — sintomas que podem surgir entre seis e 72 horas após a ingestão de bebidas contaminadas.

Veja a nota da SES na íntegra:


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), por meio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas), informa que resultados preliminares de amostras enviadas ao Instituto Médico Legal (IML) permitiram descartar intoxicação por metanol, o óbito ocorrido em Ipatinga (homem, 26 anos), uma vez que não foi detectado metanol no sangue do paciente.

A SES-MG informa ainda que foram descartados outros dois casos suspeitos de intoxicação por metanol no estado. Esses casos descartados são de residentes dos municípios de Belo Horizonte (mulher, 48 anos) e Poços de Caldas (homem, 25 anos).


O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) permanece disponível 24 horas por dia para orientação técnica e assistência em casos de intoxicação, reforçando seu papel como referência estadual em toxicologia.

A SES-MG orienta que, diante de sintomas suspeitos, os pacientes procurem imediatamente atendimento médico. Todos os casos suspeitos devem ser comunicados ao CIATox/MG, que fornecerá orientações clínicas e fará a notificação imediatamente ao Cievs-Minas.


A SES-MG alerta a população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa. Em caso de sintomas como náuseas, vômitos, dor abdominal, cefaleia, geralmente de forte intensidade, confusão, vertigem, perda de visão, borramento visual, especialmente quando persistem ou se agravam entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida destilada, é fundamental procurar atendimento médico imediato.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.