Secretário de Saúde de MG descarta surto de bactéria em São João del-Rei
Chefe da pasta diz que casos investigados não têm relação; "não há motivo para suspender as aulas", declarou à Record TV Minas
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Record TV Minas
O secretário de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, declarou na noite desta quarta-feira (25) que a cidade de São João del-Rei, a 188 km de Belo Horizonte, e outros municípios da região não estão passando por um surto da bactéria Streptococcus pyogenes. A hipótese foi levada após a prefeitura começar a investigar a morte de três crianças e a internação de outras.
"Nenhum dos quatro casos acompanhados tem relação. Não há um surto ou transmissão comunitária. Não há motivo para fechamento das escolas", disse o chefe da pasta em entrevista à Record TV Minas.
Baccheretti ressaltou que a bactéria é comum e "está no dia a dia das pessoas". "Essa bactéria só evolui para sepse em casos raros", completou.

O secretário afirmou que ainda não há confirmação laboratorial que ligue a bactéria à morte de três crianças que viviam em São João del-Rei. "Temos um caso isolado de Streptococcus e a criança já recebeu alta médica. Não temos exames comprobatórios sobre outros dois. O último passa por análise", comentou.
O secretário indicou que as famílias procurem postos de saúde caso as crianças apresentem dor de garganta ou febre, mas ressaltou que boa parte dos problemas pode ter relação com o vírus e não bactéria.













