Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário de Saúde de MG está entre servidores já vacinados

Ministério Público investiga possível caso de 'fura-filas' na pasta que coordena a imunização; governo nega irregularidades

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7, com Akemi Duarte, da Record TV Minas

O Secretário de Saúde de Minas Gerais, Carlos Eduardo Amaral, está entre os servidores do alto escalão e administrativo da pasta vacinados contra covid-19. O Ministério Publico Estadual e a Polícia Federal investigam se houve desrespeito à fila de imunização, já que os funcionários estariam fora dos grupos prioritários indicados para vacinação atualmente, conforme critérios do Ministério da Saúde.

A informação foi confirmada pelo próprio secretário em entrevista à Record TV Minas, nesta segunda-feira (8), após o R7 revelar que funcionários de setores administrativos da pasta já foram vacinados.

Quase 500 servidores foram vacinados
Quase 500 servidores foram vacinados Quase 500 servidores foram vacinados

Amaral avaliou que não houve irregularidades por parte de sua equipe. Segundo o representante do Governo de Minas, os imunizados estão ligados diretamente à força-tarefa que acompanha as ações de combate ao coronavírus no Estado, participando de viagens e reuniões, algumas vezes, em áreas com surto da doença.

Segundo o secretário, a vacinação destes servidores só foi permitida depois que a administração estadual distribuiu doses suficientes para imunizar 82% dos trabalhadores da saúde em toda Minas Gerais.

Publicidade

— Nós temos assessores, assessores de comunicação e fotógrafos que vão na força-terefa. Estes também recebem a vacinação porque vão à linha de frente.

Número de funcionários

Publicidade

Ainda de acordo com a Amaral, dos 6.000 funcionários diretos da pasta em todo Estado, quase 500 foram imunizados até o momento. Entre eles, concursados e outros de cargos de confiança.

O secretário detalhou que no caso de alguns trabalhadores administrativos, como os servidores do almoxarifado, o medicamento foi concedido devido à proximidade que têm com a linha de frente da operação. Como exemplo, ele cita os agentes que trabalham na distribuição dos imunizantes.

Publicidade

— Estes grupos foram pareados para que tivéssemos uma uniformidade entre os prestadores lá na ponta, nas secretarias municipais e na estadual de Saúde.

Após reportagem do R7, o Ministério Público de Minas Gerais e a Polícia Federal começaram uma investigação para apurar se houve alguma irregularidade no processo de vacinação dos servidores.

Grupos prioritários

Até o momento, o Governo de Minas recebeu, do Ministério da Saúde, 1.813.780 doses de vacinas contra a covid-19. Desse total, 1.318.240 foram encaminhadas aos municípios. Em todo o Estado, 666 mil pessoas receberam a primeira dose da vacina e 320 mil já foram imunizadas, também, com a dose de reforço.

No entanto, as primeiras doses recebidas pelo Estado são destinadas a grupos prioritários específicos:

- Profissionais de saúde

- Idosos com mais de 80 anos

- Idosos com mais de 60 anos que vivem em Lares de Longa Permanência

- Indígenas que vivem em reservas legais

- Pessoas com deficiência e que vivem em Lares de Longa Permanência

Veja como anda a vacinação em todo Brasil:

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.