Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Secretário de Zema pede demissão e vice rompe com partido Novo

Estopim foi a decisão do governador de voltar atrás em um acordo feito com servidores da segurança pública; reajuste será de 13% e não de 41% 

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Vice Paulo Brant (dir.) decidiu se desfiliar do partido Novo
Vice Paulo Brant (dir.) decidiu se desfiliar do partido Novo Vice Paulo Brant (dir.) decidiu se desfiliar do partido Novo

O secretário de Estado de Governo de Minas Gerais, Bilac Pinto (DEM), pediu demissão do cargo no início da noite desta quarta-feira (11). O vice-governador Paulo Brant pediu desfiliação do partido Novo, mesma legenda do governador Romeu Zema. 

A decisão de ambos foi comunicada minutos depois de Zema ter confirmado que sancionará o reajuste de 13% à forças de segurança pública do Estado, percentual menor que os 41% propostos pelo próprio governador no início do ano. 

Em nota, Bilac Pinto agradeceu a confiança depositada pelo governador e o vice e aos líderes de bloco na Assembleia de Minas e o presidente do Legislativo, Agostinho Patrus. 

"Mesmo entendendo as razões do veto parcial do governador à sua proposta de recomposição salarial das forças de segurança que ajudei a negociar, isto me tirou as condições de, diante do atual cenário político, continuar a conduzir as negociações com o parlamento estadual", justificou o ex-secretário, em nota.

Publicidade

Bilac Pinto esteve nesta terça-feira (10) na comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa e disse que o compromisso feito com a categoria estava mantido. 

Vice

Publicidade

O vice-governador Paulo Brant decidiu se desfiliar do partido Novo, legenda que também abriga Zema. Em nota, Brant criticou a articulação feita pelo governador e lembrou que, embora Zema tenha sido eleito com 72% dos votos, seu partido só conseguiu três das 77 cadeiras no Legislativo.

"Para isto é preciso que o governo articule uma ampla coalizão política que permita a aprovação das legislações necessárias", diz a nota. 

Publicidade

Brant diz, ainda, que o Novo "tem escolhido manter-se à margem das coalizões, com o intuito principal de zelar pelo seu programa partidário, deixando em segundo plano as exigências da responsabilidade política que priorizam a governabilidade e o funcionamento do Estado em benefício dos seus cidadãos".

O vice-governador disse, ainda, que se mantém leal ao governo. "Reafirmo a minha lealdade e meu apoio a este Governo, composto por homens de bem e liderado por um mineiro exemplar, na conduta ética, no compromisso com o bem comum e na competência de gestão. Romeu Zema!". 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.