Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sérgio Moro defende permanência do Coaf no Ministério da Justiça 

Ministro cumpre agenda em Belo Horizonte nesta sexta-feira (26) e participou de palestra em um hotel ao lado do governador de Minas, Romeu Zema

Minas Gerais|Ezequiel Fagundes, da Record TV Minas

Ao lado de Zema, Moro defendeu permanência do Coaf na sua pasta
Ao lado de Zema, Moro defendeu permanência do Coaf na sua pasta Ao lado de Zema, Moro defendeu permanência do Coaf na sua pasta

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, defendeu nesta sexta-feira (26) a permanência do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) junto à estrutura de sua pasta. Moro cumpre agenda em Belo Horizonte e participou de um evento ao lado do governador Romeu Zema (Novo).

"Algo importante é o Coaf. Ele estava no Ministério da Fazenda. Minha opinião é que o ministro da Fazenda, ministro da Economia tem tantas coisas para se preocupar, como a taxa de juros, crescimento da economia, nova Previdência. São todas pautas importantíssimas. Enquanto o Coaf, nossa unidade de inteligência financeira de prevenção a lavagem de dinheiro, tem uma relação muito grande com o trabalho no âmbito da segurança pública", afirmou.

Segundo Moro, o órgão é fundamental para combater organizações criminosas que fazem uso de lavagem de dinheiro. 

- Não se combate hoje eficazmente organizações criminosas se não tiver foco em lavagem de dinheiro. Não adianta só prender os membros das organizações criminosas é preciso retirar os recursos que eles dispõem para refinanciar a atividade criminosa. Nós estamos fortalecendo o Coaf, aumentando o número de pessoas

Publicidade

O ministro, no entanto, deixou claro que a decisão final será dos parlamentares.

- A decisão evidentemente é do Congresso. O presidente é aberto a decisão que será tomada no Congresso. Igualmente, também estou aberto a qualquer decisão do Congresso, o que não me impede de buscar convencer os parlamentares de que o melhor para o Coaf é atualmente onde ele se encontra", afirmou.

Publicidade

Questionado se pediu para que o órgão fosse submetido à estrutura do Ministério da Justiça, Moro declarou:

"Isso acabou virando uma lenda urbana. No fundo nunca pedi, mas me foi oferecido e entendi que era oportuno. Tendo vindo, acho muito oportuno que fique".

Ontem, durante café com jornalistas, o presidente Jair Bolsonaro (PSL) disse não se opor a uma eventual retirada do Coaf do Ministério da Justiça. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.