Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Serra do Curral: MP pede retirada de licenciamento de mineração

Reunião para avaliar pedido de atuação de mineradora em Nova Lima (MG) está marcada para a sexta-feira (29)

Minas Gerais|Rosildo Mendes, da Record Minas

Pedido avalia complexo na região da serra do Curral
Pedido avalia complexo na região da serra do Curral

O MPF (Ministério Público Federal) pediu a imediata retirada do processo de licenciamento ambiental relativo à implantação do Complexo Minerário Serra do Taquaril (CMST), na região da serra do Curral, em Nova Lima, na Grande Belo Horizonte.

A votação do licenciamento deve ocorrer na sexta-feira (29), na reunião do Copam (Conselho Estadual de Política Ambiental).

O MPF alegou que está em curso na Procuradoria da República em Minas Gerais, junto ao 26º ofício ambiental, um inquérito civil instaurado para apurar suspeitas de irregularidade quanto às atividades da Empresa de Mineração Pau Branco Ltda. (Empabra) e da Tamisa (Taquaril Mineração S.A.) em suas empreitadas minerárias na serra do Curral.

Acatando também um pedido do Ministério Publico Estadual protocolado no mês passado, o juiz Rogério Santos Abril, da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte, estabeleceu um prazo de 48 horas para que a empresa responsável pelo complexo e o governo se manifestassem. A publicação do despacho se deu na tarde desta segunda-feira (25).

A reportagem procurou o Governo de Minas Gerais e aguarda retorno. A Tamisa informou que não vai se manifestar.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.