Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Servidores da Segurança fazem protesto na sede do Governo de MG

Categoria cobra pagamento de recomposição salarial anunciada pelo governador Romeu Zema no ano passado

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Manifestantes levaram cartazes para o local
Manifestantes levaram cartazes para o local

Servidores da Segurança realizaram, nesta segunda-feira (25), um protesto em frente à Cidade Administrativa, sede do Governo de Minas Gerais, reivindicando o pagamento da recomposição de perdas inflacionárias. Eles fecharam a via de acesso ao complexo.

Segundo Maria de Lurdes Camilli, presidente do Sindicato dos Delegados de Minas Gerais, o governo não repassou à categoria o reajuste de 12% previsto para setembro deste ano. A delegada explica que a atualização faz parte da segunda recomposição prometida pela gestão Zema no ano passado, quando foi feito um ajuste de 13%. Outra atualização de 12% é esperada para 2022.

— Não estamos pedindo aumento, estamos apenas pedindo que o governador cumpra o acordo que celebrou conosco. Neste período, o nosso salário teve uma defasagem inflacionária de 46,8% e nós chegamos a um acordo de 37%.

Os organizadores calculam que aproximadamente 70 pessoas participaram do protesto, que reuniu apenas os coordenadores das Polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, e dos policiais penais. O grupo suspendeu os atos por volta das 9h30. Maria de Lurdes adianta que novas manifestações devem ser realizadas.


— Não tivemos nenhuma sinalização de atendimento por parte do Governo, então não vamos parar até sermos atendidos. Nossas ações são surpresa, não divulgamos a data dos próximos atos.

Procurado pela reportagem, o Governo de Minas informou que mantém diálogo com a categoria para atender as demandas e destacou que tem se empenhado para solucionar o problemas relacionados aos pagamentos dos servidores.


Veja a íntegra da nota do Governo

"A respeito da manifestação desta segunda-feira (25/10), na Cidade Administrativa, o Governo de Minas reitera o compromisso de manter o diálogo aberto com a categoria da Segurança Pública e com todos os servidores estaduais, levando em conta as necessidades apresentadas e o empenho para garantir melhorias para o funcionalismo público, assim como para toda a população de Minas Gerais.


Importante ressaltar que, como um dos resultados dos esforços do Governo de Minas para aumentar a arrecadação e reduzir as despesas, será realizado, em 15 de dezembro, o pagamento do 13º salário de todo o funcionalismo em dia, pela primeira vez em seis anos. Além disso, foi possível viabilizar o pagamento integral dos salários de todos os servidores até o 5º dia útil a partir de agosto deste ano, anunciar o cronograma para o pagamento de férias-prêmio, entre outras questões pontuais. Os esforços continuam sendo feitos para que seja possível avançar também em outras pautas.

O Governo está trabalhando para quitar dívidas herdadas, como os repasses para os municípios e os depósitos judiciais, e irá firmar um acordo com as prefeituras para quitar os repasses de saúde e garantir que elas possam fortalecer o atendimento nos municípios.

Nesse sentido, o Governo de Minas protocolou, junto à Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o pedido de Regime de Urgência para a tramitação do Projeto de Lei 1.202/2019, que trata sobre a adesão do Estado ao Regime de Recuperação Fiscal (RRF).

Com a adesão ao RRF, além de evitar retrocessos, o Estado terá condições de aplicar a recomposição da inflação nos salários de todas as categorias do funcionalismo público, e dar continuidade ao pagamento das dívidas herdadas, como os repasses para os municípios e os depósitos judiciais.

Atualmente, as despesas obrigatórias do Estado ultrapassam 100% da arrecadação na maior parte dos anos e a perspectiva para este ano é que elas permaneçam próximas desse patamar. A situação não é confortável, mas o Governo de Minas tem se dedicado para conseguir, mesmo com o cenário pouco favorável, trazer melhorias para os servidores, pois reconhece o trabalho valoroso que eles prestam."

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.