Logo R7.com
RecordPlus

Servidores efetivados pela Lei 100 serão afastados até o fim do ano

Funcionários efetivados sem concurso público deixarão os cargos até o dia 31 de dezembro

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Lei foi proposta e sancionada por Aécio Neves em 2007
Lei foi proposta e sancionada por Aécio Neves em 2007

O Governo de Minas Gerais confirmou nesta quarta-feira (23) que os servidores da educação efetivados pela Lei Complementar 100 que não tiveram condições de se aposentar serão desligados até o dia 31 de dezembro. A medida é o cumprimento de uma decisão do STF (Supremo Tribunal Federal), que determinou a dispensa dos 98 mil funcionários, efetivados sem concurso público em 2007. Cerca de 71 mil devem deixar os cargos.

Em nota, o governo afirmou que "durante todo o ano de 2015, tomou medidas em favor dos servidores atingidos pela Lei 100" e que "já se esgotaram todos os recursos" contra a decisão do STF. O Estado diz que "empreendeu todos os esforços junto ao Ministério da Previdência e o INSS para garantir aposentadoria pelo Regime Próprio de Previdência do Estado de Minas Gerais para quem tiver condições de obtê-la até 31 de dezembro".


Leia mais notícias de Minas Gerais no Portal R7

Experimente grátis: todos os programas da Record na íntegra no R7 Play


Neste ano, 15 mil servidores aprovados em concurso público foram nomeados, entre eles ex-efetivados pela Lei 100. Ainda conforme a nota, o governador Fernando Pimentel (PT) pretende atingir 60 mil nomeações até o fim do mandato. Outra medida adotada foi a publicação de 13.555 atos de aposentadoria com o intuito de garantir o direito previdenciários desses trabalhadores.

Designação


Além da nomeação, o governo informa que esses servidores poderão participar do processo de designação que ocorrerá a partir de janeiro de 2016. Nesse caso, terá prioridade o profissional que já foi aprovado em concurso e ainda não foi nomeado e, em seguida, aquele que tiver mais tempo de serviço público prestado no âmbito do sistema estadual de educação.

Nos próximos dias, um hotsite, que será hospedado no domínio da Secretaria de Estado de Educação, será disponibilizado para que as dúvidas dos servidores ex-efetivados sejam sanadas.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.