Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Sirene de barragem toca por engano e assusta comunidade

Moradores de Santa Bárbara (MG) foram alertados por sistema de comunicação, mas Anglo afirmou que houve acionamento indevido

Minas Gerais|Lucas Pavanelli, do R7

Em julho, moradores fizeram simulação de emergência caso barragem se rompesse
Em julho, moradores fizeram simulação de emergência caso barragem se rompesse Em julho, moradores fizeram simulação de emergência caso barragem se rompesse

Moradores de Santa Bárbara, a 110 km de Belo Horizonte, vizinhos de uma barragem da mineradora AngloGold Ashanti, viveram momentos de pânico na tarde desta sexta-feira (8), quando o sistema de sirenes da estrutura começou a tocar. 

A mineradora confirmou o fato e disse que se tratou de um acionamento "indevido" do sistema de comunicação de emergência e que o fato está sendo apurado internamente. 

Uma equipe da Anglo foi deslocada para os pontos de encontro para esclarecer a situação aos moradores da comunidade. A empresa também disse ter entrado em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos para comunicar o fato. 

Em nota, a mineradora afirmou que "lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos".

Publicidade

Vídeos feitos por moradores da cidade mostram o momento em que as sirenes são acionadas. É possível ouvir a veiculação da seguinte mensagem: 

"Atenção, atenção! Essa é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Dirijam-se aos pontos de encontro com segurança e tranquilidade. Aguardem mais informações da Defesa Civil"

Publicidade

Reincidente

Essa não é a primeira vez que o sistema de sirenes da AngloGold Ashanti toca em Santa Bárbara. Em julho de 2019, a empresa confirmou o acionamento de duas sirenes na região de Santa Quitéria e Praia. Na época, a empresa pediu desculpas pelo fato e disse que suas barragens estavam estáveis. 

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.