Minas Gerais Sirene de barragem toca por engano e assusta comunidade

Sirene de barragem toca por engano e assusta comunidade

Moradores de Santa Bárbara (MG) foram alertados por sistema de comunicação, mas Anglo afirmou que houve acionamento indevido

  • Minas Gerais | Lucas Pavanelli, do R7

Em julho, moradores fizeram simulação de emergência caso barragem se rompesse

Em julho, moradores fizeram simulação de emergência caso barragem se rompesse

Prefeitura de Santa Bárbara / Reprodução

Moradores de Santa Bárbara, a 110 km de Belo Horizonte, vizinhos de uma barragem da mineradora AngloGold Ashanti, viveram momentos de pânico na tarde desta sexta-feira (8), quando o sistema de sirenes da estrutura começou a tocar. 

A mineradora confirmou o fato e disse que se tratou de um acionamento "indevido" do sistema de comunicação de emergência e que o fato está sendo apurado internamente. 

Uma equipe da Anglo foi deslocada para os pontos de encontro para esclarecer a situação aos moradores da comunidade. A empresa também disse ter entrado em contato com as lideranças comunitárias e os órgãos públicos para comunicar o fato. 

Em nota, a mineradora afirmou que "lamenta profundamente o ocorrido, pede desculpas à população e reforça que todas as suas barragens estão estáveis e não apresentam riscos".

Vídeos feitos por moradores da cidade mostram o momento em que as sirenes são acionadas. É possível ouvir a veiculação da seguinte mensagem: 

"Atenção, atenção! Essa é uma situação real de emergência de rompimento de barragem. Dirijam-se aos pontos de encontro com segurança e tranquilidade. Aguardem mais informações da Defesa Civil"

Reincidente

Essa não é a primeira vez que o sistema de sirenes da AngloGold Ashanti toca em Santa Bárbara. Em julho de 2019, a empresa confirmou o acionamento de duas sirenes na região de Santa Quitéria e Praia. Na época, a empresa pediu desculpas pelo fato e disse que suas barragens estavam estáveis. 

Últimas