Site narra curiosidades sobre pontos tradicionais de BH
Plataforma gratuita oferece guias para seis rotas e 80 pontos da capital com mapas e narrações sobre sua história e cultura
Minas Gerais|Akemi Duarte, Da RecordTV Minas

Uma plataforma criada em Belo Horizonte apresenta os pontos turísticos da capital mineira de forma diferente e gratuita.
O “Bem BH”, serviço lançado em dezembro de 2021 e finalizado neste mês, tem como ideia transformar a cidade num museu a céu aberto. O site disponibiliza mapas e narrações que explicam aspectos da arquitetura, das artes, da história e da gastronomia local.
O projeto, que foi realizado com recursos da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte e outros patrocinadores privados, surge também como um acesso fácil à uma cultura aberta em tempos de pandemia.
São seis rotas turísticas a serem seguidas e 80 pontos a serem descobertos. “A gente buscou selecionar entre roteiros já icônicos da cidade, como a Pampulha e o próprio entorno da Praça da Liberdade, onde a gente já tem uma série de museus, e alguns que muitas vezes não são tão destacados por turistas”, explica Fernando Pacheco, idealizador do projeto.
Com o aplicativo aberto, todas as narrações são acionadas automaticamente de acordo com a localização por GPS do usuário. “Quando você está em frente a um ponto turístico, ele te apresenta o conteúdo dali e as rotas a serem seguidas”, diz Rachel Torres, sócia da empresa de tecnologia que desenvolveu os guias.
Entre os pontos menos conhecidos, Pacheco destaca a região da avenida Sapucaí, o Viaduto Santa Tereza e a rua da Bahia. Para ele, a região é muito rica em história e arte. “A própria boemia de Carlos Drummond de Andrade e outros vários poetas que já narraram nossa história passaram pelos locais", relembra.















