Minas Gerais 'Só conseguia rezar', diz mulher salva por escavadeira após chuvas

'Só conseguia rezar', diz mulher salva por escavadeira após chuvas

Moradora de Cachoeira do Campo, em Ouro Preto (MG), subiu no telhado de casa para ser salva; idosa foi resgatada de barco

  • Minas Gerais | Akemí Duarte, da Record TV Minas

Família de Cláudia está desalojada após temporal

Família de Cláudia está desalojada após temporal

Reprodução / Record TV Minas

Uma família de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, a 96 km de Belo Horizonte, foi resgatada por uma escavadeira após ficar ilhada por conta das fortes chuvas que atingiram a região nesta segunda-feira (18). Os moradores precisaram subir para o telhado do imóvel para serem salvos.

Em entrevista à Record TV Minas, a mulher, identificada como Cláudia, conta que, no início, não acreditava que a chuva seria tão forte a ponto de alagar ruas e chegar ao nível das pontes do distrito.

— A gente achou que fosse só uma "aguinha", uma "enxurradinha" na rua. Quando a gente se deu conta, a água tinha tomado conta de tudo. Nós saímos pela porta dos fundos e, logo depois de a gente subir a escada, a água chegou nos degraus.

Ela, o marido, dois filhos, três vizinhos e um cachorro precisaram entrar na pá da escavadeira para conseguirem sair de casa. Cláudia temia que a água, que já havia tomado conta da rua, derrubasse o muro de casa.

—  A gente estava com muito medo que a água subisse mais. Eu só conseguia rezar e pedia a Deus pela minha família e pelas pessoas que estavam comigo.

A Defesa Civil municipal aponta que, ao menos 25 famílias da região de Ouro Preto, ficaram desalojadas. Dentre elas, está a família de Cláudia, que confessa que não sabe onde ela e os seus parentes vão dormir nos próximos dias.

— Nem sabemos. E a preocupação não é só a nossa família, mas todos os moradores aqui do distrito que não sabem para onde ir. Essa é a nossa preocupação.

Temporal em Ouro Preto

Um forte temporal atingiu distritos de Ouro Preto, a 96 quilômetros de Belo Horizonte, na noite desta segunda-feira (18), e causou alagamentos, além de deixar moradores desalojados. No distrito de Amarantina, uma idosa ficou ilhada e precisou ser resgatada de barco.

Algumas ruas ainda estavam alagadas na manhã desta terça-feira (19). Equipes da prefeitura calculam os estragos e atendem a ocorrências nessas comunidades. De acordo com o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a cidade deve ter mais pancadas de chuva e trovoadas ao longo do dia. A temperatura vai variar de 14ºC a 23ºC.

Segundo a Defesa Civil, apenas nesta segunda, o volume de chuvas em Ouro Preto foi de 189 milímetros. Não há registro de problemas causados pelo temporal na região do centro histórico da cidade.

Últimas