Minas Gerais Suplementos alimentares ampliam eficácia de medicamentos para diabete, afirma especialista

Suplementos alimentares ampliam eficácia de medicamentos para diabete, afirma especialista

Doença atinge aproximadamente 17 milhões de adultos no Brasil e pode trazer diversas complicações aos pacientes se não tratada

Suplementos ajudam pacientes com diabete

Suplementos ajudam pacientes com diabete

Reprodução/Freepik

A diabete é uma doença que atinge quase 17 milhões de adultos no Brasil, dado que deixa o país em quinto lugar em incidência da doença no mundo, segundo a Federação Internacional de Diabete. Até 2030, a estimativa é que o número de pacientes com o problema chegue a mais de 21 milhões.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Se não tratado, o diabete pode causar diversas complicações na saúde do paciente, entre elas, doença renal, glaucoma, catarata e problemas arteriais, que podem levar a amputação de membros.

Para evitá-las, suplementos alimentares podem ser aliados dos pacientes no controle da doença, uma vez que melhoram o funcionamento do corpo com nutrientes e outras substâncias presentes neles.

“O aumento na ingestão de fibras, como a quitosana, reduz os níveis séricos de colesterol, melhora a glicemia em pacientes com diabete, reduz o peso corporal e está associado com menores níveis séricos de proteína C reativa ultrassensível”, exemplifica Mário Henrique Nunes, responsável técnico da Capsul, empresa mineira que atua na área de produção de suplementos alimentares.

Controle do diabete

Cápsulas são complementares ao controle do diabete

Cápsulas são complementares ao controle do diabete

Reprodução/Freepik

Mesmo com os benefícios, é importante ressaltar que essas cápsulas são complementares ao controle do diabete, ou seja, não substituem os medicamentos prescritos pelo médico.

“Os suplementos são desenvolvidos para indivíduos saudáveis. Atuam de forma positiva no organismo complementando a eficácia do medicamento. O paciente com diabete tem que fazer o controle diário com uso de medicamento prescrito pelo médico”, explica Nunes.

O especialista ainda afirma que o tempo de ação dos suplementos variam entre os pacientes, pois envolve diversos fatores como metabolismo, hábitos alimentares e prática de atividade física.

Por isso, mesmo com a ingestão das cápsulas, é necessário manter um estilo de vida saudável e fazer o acompanhamento médico regular. Saiba mais em: glicofreeoficial.com.br.

Últimas