Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Surtos de conjuntivite têm aumento de 450% em Minas Gerais

Estado já registrou 815 surtos neste ano; o R7 MG preparou um quiz de mitos e verdades sobre conjuntivite

Minas Gerais|Ana Gomes, Do R7

Olhos vermelhos e irritação são alguns dos sintomas da conjuntivite
Olhos vermelhos e irritação são alguns dos sintomas da conjuntivite Olhos vermelhos e irritação são alguns dos sintomas da conjuntivite

Minas Gerais registra um aumento repentino de número de casos de conjuntivite nos primeiros três meses do ano. Até março, a Secretária Estadual de Saúde já registrou 815 surtos, o índice já é 450% maior do que em 2017, com 180 surtos registrados.

A médica infectologista do CIEVS Minas (Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde), Tânia Maria Marcial, ressalta que conjuntivite infecciosa, causada por vírus ou bactérias, é altamente contagiosa e apenas uma pessoa pode ser responsável pelo surgimento de vários surtos. Geralmente, a transmissão ocorre em 14 dias e, durante este período, várias pessoas do convívio do paciente, como familiares, ambiente de trabalho ou escola, podem ser infectadas.

Em relação ao aumento de mais de quatro vezes de surtos em 2018 comparado a 2017, Tânia explica que ainda não é possível explicar o fenômeno. Segundo a médica, um dos motivos é a sensibilização dos profissionais de saúde para notificação dos surtos. A conjuntivite é sazonal e o número de casos pode variar ano a ano, conforme ocorre com outras doenças infecciosas.

A Secretária de Estado de Saúde informa que os números são disponibilizados em surtos e não em cada paciente infectado. Surtos de conjuntivite ou de outras doenças é definido como aumento do número de casos em um determinado lugar e em um período de tempo com claro aumento da frequência esperada, afetando uma área geográfica pequena e bem delimitada, como ruas e bairros.

Publicidade

Em Belo Horizonte, as regionais leste, norte, nordeste, oeste e Pampulha foram as que mais registraram casos neste ano, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde.

A conjuntivite é a inflamação da conjuntiva, que é a membrana que recobre a porção anterior da esclera e a face interna das pálpebras. De acordo com a oftalmologista Izabela Godinho, os principais sintomas são olhos vermelhos, coceira, inchaço, sensação de areia nos olhos, sensibilidade à luz e secreção ocular ou lacrimejamento. Quem observar alguma das reações, deve procurar um oftalmologista para um diagnóstico e orientações para o tratamento.

Izabela ainda alerta que atitudes simples como lavar as mãos com frequência ou utilizar álcool em gel, evitar colocar as mãos nos olhos e coçá-los, não frequentar locais com aglomerações de pessoas, podem ajudar na prevenção da conjuntivite.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.