Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Suspeita de sarampo faz posto de saúde parar atendimento em BH

Unidade fechou as portas por duas horas, na região da Pampulha, para atender paciente de 19 anos; prefeitura diz que não há casos na capital 

Minas Gerais|Matheus Renato Oliveira, do R7*, com Helen Oliveira, da Record TV Minas

Bilhete avisava pacientes que o local estava fechado
Bilhete avisava pacientes que o local estava fechado Bilhete avisava pacientes que o local estava fechado

Uma suspeita de caso de sarampo fechou temporariamente a Upa (Unidade de Pronto Atendimento) Santa Terezinha, na região da Pampulha, em Belo Horizonte, na manhã desta segunda-feira (11).

Na porta do local, os pacientes encontravam um aviso com a seguinte informação: "Estamos atendendo um paciente com suspeita de sarampo. Por esse motivo, a Upa Pampulha está temporariamente fechada para que seja realizado bloqueio vacinal em todos os presentes."

Quem já estava dentro da unidade não podia sair sem tomar a vacina. Por volta das 10h, o local foi reaberto à população.

Veja mais: Justiça decreta prisão de suspeitas de golpes em Brumadinho (MG)

Publicidade

O sarampo é uma doença grave, que pode matar. É transmitida por tosse, espirro, fala e até respiração. Os principais sintomas são febre com tosse persistente, irritação nos olhos, coriza, congestão nasal e mal estar intenso, além de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, e lesões muito dolorosas na boca. A única forma de prevenção é a vacina.

A Secretaria Municipal de Saúde informou que foi preciso fechar o posto para colocar em prática o protocolo do Ministério da Saúde para suspeita de sarampo. Nesses casos, é preciso isolar o paciente, coletar sangue para exame e vacinar as pessoas que estão no local.

Publicidade

De acordo com Fabiano Pimenta, Subsecretário de Promoção e Vigilância em Saúde de BH, após o procedimento, a paciente, de 19 anos, comprovou que tomou duas doses contra sarampo, o que diminui em 95% a possibilidade de ter contraído a doença. Ele diz ainda que não há nenhum caso registrado da doença em Belo Horizonte, mas quem não vacinou deve procurar um dos postos de saúde da cidade.

* Estagiário do R7, sob supervisão de Flavia Martins y Miguel

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.