Temporal ‘extremamente forte’ marca o segundo dia seguido de chuva em BH e alaga ruas
Problemas foram registrados em bairros de diferentes regiões da capital mineira, nesta quinta-feira (10)
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Um forte temporal atingiu Belo Horizonte, na tarde desta quinta-feira (10), segundo dia seguido de chuva na capital mineira após uma longa temporada de estiagem. Segundo a Defesa Civil municipal, em algumas regionais, a intensidade foi classificada como “extremamente forte”.
Moradores relataram alagamentos em ruas de diferentes bairros. A intensidade extremamente forte foi registrada, ao menos, nas regiões oeste, centro-sul e Barreiro, mas também há relato de chuva em outras regionais, como noroeste , leste e Pampulha.
Apesar dos transtornos relatos, segundo o Corpo de Bombeiros, até às 15h15, não havia chamados de pedidos de socorro na capital mineira. A média de chuva até então prevista era de cerca de 50 milímetros até esta sexta-feira. No entanto, durante a tarde, a Defesa Civil elevou a estimativa e indicou que o volume pode chegar a 110 milímetros. A cidade estava há 175 dias sem chuvas consideráveis.
A prefeitura já havia alertado a população, nessa quarta-feira (09), sobre o risco de temporais até o próximo domingo (11). As previsões fizeram a administração local acionar a força-tarefa responsável por combater desastres naturais. Diferentes órgãos públicos se mobilizam para conter incidentes.
Veja vídeos da chuva desta quinta-feira:
Durante a chuva, o nível do Ribeirão Arrudas subiu e a água ficou preta. A coloração impressionou moradores. Veja as imagens:
Veja as recomendações da Defesa Civil para o período chuvoso:⠀
- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.
- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.
- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.
- Atenção especial para áreas de encostas e morros.
- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).
- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.
- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.