Moradores relataram granizo em várias cidades
Reprodução/ Redes SociaisO prefeito de São Gonçalo do Sapucaí, a 409 km de Belo Horizonte, anunciou situação de calamidade, na tarde desta segunda-feira (3), após a cidade ser atingida por um forte temporal. Parte do município ficou encoberta de granizo.
"Essa chuva danificou a cidade inteira. São centenas de casas destelhadas, além de outros problemas que tivemos. Vou ter que interditar a prefeitura para proteger as pessoas, já que o telhado não está resistindo. A rodoviária também foi atingida.", contou o prefeito Brian Mendes Drago em um comunicado.
Vídeos de moradores mostram a cidade encoberta pela camada de gelo. A Rodovia Fernão Dias foi uma das áreas atingidas. O trânsito ficou lento na região. A Defesa Civil estadual informou que não há feridos ou mortos na cidade. Oito pessoas ficaram desabrigadas e 14 desalojadas.
A publicação do decreto de emergência libera a "mobilização de todos os órgãos municipais para atuarem sob a coordenação da Secretaria de Assistência Social, nas ações de resposta ao desastre e reconstrução das áreas afetadas".
Além de autorizar a "convocação de voluntários e a realização de campanhas de arrecadação de recursos para reforçar as ações de resposta ao desastre, com o objetivo de assistir a população afetada pelo desastre".
Outras cidades
O temporal atingiu outras cidades do sul de Minas e do Campo das Vertentes.
Em Três Corações, a 280 km de Belo Horizonte uma familia ficou desabrigada e uma criança ferida. Paulo Lopes, coordenador de Defesa Civil da cidade, explica que a criança teve escoriações leves e não precisou ser levada para o hospital. Ela foi atingida pela telha de uma casa. A vítima não faz parte da família que ficou desabrigada.
O grupo precisou deixar a casa onde vivia após o imóvel ficar completamente destelhado, no bairro Feira de Gato. A família é composta por dois adultos e cinco crianças. Segundo Lopes, eles vão dormir na casa de parentes nesta noite e passarão a receber aluguel social da prefeitura a partir desta terça-feira (4).
Ainda de acordo com o coordenador de Defesa Civil municipal, há relato de queda de árvores, muros e de cinco postes de energia. O fornecimento de energia ficou afetado na região. A reportagem procurou a Cemig e aguarda retorno.
Ainda no sul, Minduri e Bambuí também foram atingidas.
Em Barbacena, no Campo das Vertentes, a 173 km de Belo Horizonte, o Corpo de Bombeiros relatou que dezenas de casas foram destelhadas. A chuva atingiu, principalmente, os bairros Vila Pereria e Vila Oeste, além da cidade vizinha, Antônio Carlos.
Veja o mapa das cidades mais afetadas: