tragédia brumadinho

Minas Gerais Tremores podem ter contribuído com falhas em barragem, diz PF

Tremores podem ter contribuído com falhas em barragem, diz PF

Causas da liquefação, fenômeno que provocou o rompimento da estrutura em Brumadinho, ainda é mistério para os investigadores responsáveis pelo caso

  • Minas Gerais | Mayara Folco, da Record TV Minas, com Pablo Nascimento, do R7

Investigação deve ser concluída até junho de 2020

Investigação deve ser concluída até junho de 2020

Divulgação / REUTERS / Washington Alves

A Polícia Federal informou, nesta quinta-feira (16), que ainda trabalha para descobrir o que causou a liquefação - fenômeno que provocou o rompimento da barragem da Vale, em Brumadinho, em 25 de janeiro de 2019.

De acordo com o delegado Luiz Augusto Pessoa, um dos responsáveis pelo caso, aproximadamente 150 abalos de terra foram registrados dentro de um raio de 150 km da barragem, no decorrer de 2018. Segundo o agente, isto pode ter influenciado na estabilidade da estrutura.

— Pode ser que os sismos ocorridos ao longo de 2018, que foram mais de 150 neste mesmo raio, podem ter provocado a desestabilização da barragem.

Este é o segundo inquérito da PF sobre o caso. No primeiro, o órgão indiciou sete funcionários da mineradora Vale e seis da consultora alemã Tüv Süd pelos crimes de falsidade ideológica e uso de documentos falsos. As duas companhias também foram indiciadas. Na nova investigação, os peritos apuram os crimes ambientais e se houve homicídio doloso ou culposo.

Delegados fizeram balanço das investigações

Delegados fizeram balanço das investigações

Mayara Folco / Record TV Minas - 16.01.2020

O balanço das investigações divulgado nesta manhã mostra que mais de 80 milhões de arquivos foram coletados em computadores, celulares e pastas de pessoas possivelmente envolvidas no caso.

Para dar conta de analisar todo volume, os agentes federais contam com o apoio de pesquisadores das Universidades de Barcelona, na Espanha, e de Porto, em Portugal. A expectativa é que a apuração seja concluída até junho de 2020.

Leia também: E-mail indica que Vale não estava pronta para emergência

Segundo os investigadores, um alemão foi intimado a depor. O homem, que não teve a identidade revelada, teria sido importante para funcionários da Tüv Süd atestarem a estabilidade da estrutura que ruiu. Ainda de acordo com a PF, o intimado informou que não virá ao Brasil para prestar os esclarecimentos. Há a possibilidade de agentes da corporação irem à Europa para ouvi-lo.

A tragédia completa um ano no próximo 25 de janeiro. A nove dias da data, 11 vítimas continuam desaparecidas sob a lama de rejeitos.

Últimas