Uberlândia (MG) deve ter mais chuva após dia com alagamentos
Temporal na cidade, nesta terça-feira (8), inundou ruas, arrastou carros e deixou moradores ilhados; vídeos mostram o volume da água
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
Uberlândia, a 537 km de Belo Horizonte, deve registrar mais chuvas entre o fim desta tarde o início da noite desta quarta-feira (9). Na tarde passada, um temporal caiu sobre a cidade, provocando alagamentos, arrastando carros e deixando moradores ilhados.
Segundo o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a previsão é que a chuva desta quarta-feira seja de nível moderado, um pouco mais brando que o registrado ontem.
Claudemir de Azevedo, meteorologista, explica que o temporal registrado nesta terça-feira era esperado. O especialista explica que estes fenônemos são comuns em Minas Gerais nesta época do ano.
— Estas pancadas de chuva significativas são provocadas pela atuação de áreas de instabilidade, que são formadas pela combinação do calor e alta umidade do ar.
Segundo Azevedo, a temperatura máxima na cidade deve chegar a 27º nesta quarta e a chuva deve permanecer sobre a região nos próximos dias.
Temporal
Durante o temporal desta terça-feira, em uma hora choveu 30% do esperado para todo o mês de dezembro. Vídeos mostram diversos motoristas tentando deixar seus carros enquanto a água tomou conta das ruas. Uma das vias alagadas foi a avenida Rondon Pacheco, uma das principais da cidade. Segundo moradores, a pista é palco frequente de alagamentos.
Os vídeos também mostram os moradores tentando ajudar as pessoas que estavam ilhadas em meio à inundação. Em uma das gravações, um homem se agarra a uma árvore para não ser levado pela água. Outro tenta atravessar a enxurrada e é alertado. “Largue o carro. Você vai morrer”, gritou uma voz ao fundo da filmagem.
A água invadiu uma academia e inundou a piscina coberta da hidroginástica. Do lado de fora do clube, a outra piscina onde acontecem as aulas de natação foi invadida pela água suja e barrenta da rua. Cadeiras e mesas quase ficaram submersas.
Segundo o Corpo de Bombeiros, foram registrados quase 40 chamados relacionados à tempestade. Quinze pessoas precisaram ser resgatadas pelos agentes e nenhuma delas ficou ferida.