Logo R7.com
RecordPlus

Vacinação contra meningite C é retomada em BH nesta segunda-feira (08) 

Aplicações acontecerão até 30 de julho, conforme disponibilidade do imunizante

Minas Gerais|Do R7

  • Google News
Vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde
Vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde

A ampliação temporária da vacinação contra Meningite C para população acima de 16 anos, em Belo Horizonte, começa nesta segunda-feira (8). As aplicações acontecerão até 30 de julho; conforme disponibilidade do imunizante.

· Compartilhe esta notícia no Whatsapp


· Compartilhe esta notícia no Telegram

A estratégia segue as orientações do Ministério da Saúde e Secretária de Estado de Saúde. As vacinas estão disponíveis em todos os centros de saúde da capital mineira. Para se imunizar, é necessário que o usuário seja cadastrado em uma dessas unidades. O cadastro pode ser realizado na chegada ao local. 


Em Belo Horizonte, até a última terça-feira (2), 250 mil pessoas foram vacinadas contra a Meningite C. Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como a vacina da covid-19 e da gripe.

A meningite é causada pela bactéria Neisseria meningitidis. Entre os sintomas da doença, está, principalmente, a rigidez na nuca - quando a pessoa não consegue encostar o queixo no tórax, não por dor, mas por rigidez. Além disso, febre, dor de cabeça, mal-estar, náusea e vômitos, sensibilidade à luz, dores intensas ou dores nos músculos, articulações, peito ou barriga, manchas na pele, respiração rápida e calafrios são indícios de meningite.


As vacinas são disponibilizadas pelo Ministério da Saúde que as encaminham para os estados que, por sua vez, repassam as doses aos municípios.

Morte 


Uma mulher, de 34 anos, moradora de Sete Lagoas, a 72 km de Belo Horizonte, morreu na última sexta-feira (05), com suspeita de Meningite. 

A Secretaria de Estado da Saúde informou que a mulher estava infectada com meningite criptocócica e que não há vacina contra esse agente infeccioso.

Em 2023, outras três pessoas já morreram por doença meningogócica em Minas Gerais. Em 2022, foram 22 óbitos pela doença em todo o estado.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.