Especialista aponta dificuldade de encontrar mão de obra qualificada
Reprodução / FreepikOs supermercados mineiros devem abrir 7.400 postos de trabalho temporário para as celebrações natalinas deste ano. O montante é 45% maior do que o registrado em 2022, quando 5.100 vagas de emprego foram geradas no setor.
A estimativa foi feita por Antônio Claret Nametala, presidente da (Associação Mineira dos Supermercados), durante a Superminas 2023 - o segundo maior evento supermercadista do Brasil.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
Segundo o representante do setor, as redes de mercado devem enfrentar dificuldades para preencher todas as vagas, assim como ocorreu no ano passado. A situação ocorre mesmo com a mobilização dos setores de recursos humanos para contornar o cenário, avalia.
"O problema persiste. Não só em Minas Gerais. É em todo o Brasil. A gente tem uma dificuldade muito grande de encontrar mão de obra neste momento, não só para as vagas normais, mas para as vagas sazonais para o final do ano", detalhou Nametala.
Márcio Milan, vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) avalia que o maior gargalo está para as oportunidades que exigem mais qualificação.
"O nosso setor é o que oferece o primeiro emprego. Grande parte dessa defasagem de mão de obra nos supermercados está nos cargos que exigem um pouco de qualificação. Minha visão é que o reflexo maior vem da pandemia. Durante ela, todos os cursos e capacitações ficaram suspensas. Fez com que isso trouxesse o reflexo agora, com a falta de qualificação. Acredito que isto vai melhorar nos próximos dois anos.
Presidente da Amis projeta bons resultados no setor
Ronaldo Almeida / SuperminasA expansão do setor este ano também é percebida em outros índices. A Amis calcula que a busca pelos supermercados para as festas de fim de ano vai ter aumento de 6,7%.
As análises indicam que produtos como vinhos, panetones, carnes suínas e as tradicionais das festas natalinas vão puxar os dados para cima.
"A gente vinha falando muito nos outros anos que o consumidor estava buscando aves alternativas ao peru, que é tradicional, mas este ano a gente volta a ter o crescimento na procura dessa ave", exemplificou Antônio Claret Nametala. "Estamos esperando um supermercados mais fortes este ano em Minas Gerais", celebrou.
Superminas 2023
A Superminas é uma realização da AMIS (Associação Mineira de Supermercados), com o apoio do Sebrae Minas, e é hoje o segundo maior encontro do setor de supermercados no Brasil. Além de ser um ambiente propício para negócios, a Superminas oferecerá palestras abordando as tendências do varejo mundial.
Os estandes da feira receberão empresas que abastecem as prateleiras dos supermercados mineiros e aquelas que buscam expandir sua atuação no mercado de Minas Gerais. Elas apresentarão lançamentos e produtos tradicionalmente populares no estado. A Record TV Minas também terá um espaço especial com ações e prêmios para os participantes.
Serviço
Superminas 2023
Data: 17, 18 e 19 de outubro
Local: Expominas - Avenida Amazonas, 6.200 - Gameleira, Belo Horizonte/MG
Informações: www.superminas.org.br