Minas Gerais Vagas temporárias do fim de ano vão crescer 45% nos supermercados mineiros em 2023

Vagas temporárias do fim de ano vão crescer 45% nos supermercados mineiros em 2023

Setor enfrenta dificuldades para preencher todos os postos de trabalho; compras natalinas devem aumentar neste ano

  • Minas Gerais | Pablo Nascimento, do R7

Especialista aponta dificuldade de encontrar mão de obra qualificada

Especialista aponta dificuldade de encontrar mão de obra qualificada

Reprodução / Freepik

Os supermercados mineiros devem abrir 7.400 postos de trabalho temporário para as celebrações natalinas deste ano. O montante é 45% maior do que o registrado em 2022, quando 5.100 vagas de emprego foram geradas no setor.

A estimativa foi feita por Antônio Claret Nametala, presidente da (Associação Mineira dos Supermercados), durante a Superminas 2023 - o segundo maior evento supermercadista do Brasil.

Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu Whatsapp
Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
Compartilhe esta notícia pelo Telegram

Segundo o representante do setor, as redes de mercado devem enfrentar dificuldades para preencher todas as vagas, assim como ocorreu no ano passado. A situação ocorre mesmo com a mobilização dos setores de recursos humanos para contornar o cenário, avalia.

"O problema persiste. Não só em Minas Gerais. É em todo o Brasil. A gente tem uma dificuldade muito grande de encontrar mão de obra neste momento, não só para as vagas normais, mas para as vagas sazonais para o final do ano", detalhou Nametala.

Márcio Milan, vice-presidente da Abras (Associação Brasileira de Supermercados) avalia que o maior gargalo está para as oportunidades que exigem mais qualificação.

"O nosso setor é o que oferece o primeiro emprego. Grande parte dessa defasagem de mão de obra nos supermercados está nos cargos que exigem um pouco de qualificação. Minha visão é que o reflexo maior vem da pandemia. Durante ela, todos os cursos e capacitações ficaram suspensas. Fez com que isso trouxesse o reflexo agora, com a falta de qualificação. Acredito que isto vai melhorar nos próximos dois anos.

Alta nas vendas

Presidente da Amis projeta bons resultados no setor

Presidente da Amis projeta bons resultados no setor

Ronaldo Almeida / Superminas

A expansão do setor este ano também é percebida em outros índices. A Amis calcula que a busca pelos supermercados para as festas de fim de ano vai ter aumento de 6,7%.

As análises indicam que produtos como vinhos, panetones, carnes suínas e as tradicionais das festas natalinas vão puxar os dados para cima.

"A gente vinha falando muito nos outros anos que o consumidor estava buscando aves alternativas ao peru, que é tradicional, mas este ano a gente volta a ter o crescimento na procura dessa ave", exemplificou Antônio Claret Nametala. "Estamos esperando um supermercados mais fortes este ano em Minas Gerais", celebrou.

Superminas 2023

A Superminas é uma realização da AMIS (Associação Mineira de Supermercados), com o apoio do Sebrae Minas, e é hoje o segundo maior encontro do setor de supermercados no Brasil. Além de ser um ambiente propício para negócios, a Superminas oferecerá palestras abordando as tendências do varejo mundial.

Os estandes da feira receberão empresas que abastecem as prateleiras dos supermercados mineiros e aquelas que buscam expandir sua atuação no mercado de Minas Gerais. Elas apresentarão lançamentos e produtos tradicionalmente populares no estado. A Record TV Minas também terá um espaço especial com ações e prêmios para os participantes.

Serviço

Superminas 2023

Data: 17, 18 e 19 de outubro

Local: Expominas - Avenida Amazonas, 6.200 - Gameleira, Belo Horizonte/MG

Informações: www.superminas.org.br 

Últimas