Logo R7.com
Logo do PlayPlus

Vale divulga vídeo sobre situação de barragem em Barão de Cocais (MG)

Na última semana, o MP cobrou da empresa informações “claras, completas e verídicas sobre a atual condição" da estrutura para os moradores da região

Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7

Talude (vermelho) pode se romper até 25 de maio
Talude (vermelho) pode se romper até 25 de maio

A mineradora Vale divulgou, neste domingo (19), um vídeo para esclarecer a população sobre a situação da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, a 93 km de Belo Horizonte, onde uma estrutura pode se romper até o próximo sábado (25), segundo relatório da própria empresa.

Nesta sexta-feira (17), após ter conhecimento da situação, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), determinou que a Vale forneça aos moradores da região informações “claras, completas e verídicas sobre a atual condição estrutural da barragem Sul Superior”.

Leia também

Na gravação divulgada, a empresa explica que foi registrada uma movimentação em um talude, que são “terrenos inclinados que dão sustentação à cava da mina” e ressaltou que a estrutura está a 1,5 km da barragem.

Outra observação feita é de que “assa movimentação pode ou não impactar a estrutura da barragem da mina”.


Por fim, a mineradora destaca que o complexo é monitorado 24 horas por dia por meio de um radar e uma estação robótica. O vídeo explica, ainda, que a Vale está construindo uma contenção de concreto e está posicionando telas metálicas e blocos de granito na jusante da barragem como medidas emergenciais para reduzir impactos de um possível rompimento.

Veja o vídeo:

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.