Vale divulga vídeo sobre situação de barragem em Barão de Cocais (MG)
Na última semana, o MP cobrou da empresa informações “claras, completas e verídicas sobre a atual condição" da estrutura para os moradores da região
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A mineradora Vale divulgou, neste domingo (19), um vídeo para esclarecer a população sobre a situação da mina Gongo Soco, em Barão de Cocais, a 93 km de Belo Horizonte, onde uma estrutura pode se romper até o próximo sábado (25), segundo relatório da própria empresa.
Nesta sexta-feira (17), após ter conhecimento da situação, o MPMG (Ministério Público de Minas Gerais), determinou que a Vale forneça aos moradores da região informações “claras, completas e verídicas sobre a atual condição estrutural da barragem Sul Superior”.
Leia também
Simulado de rompimento em Barão de Cocais tem baixa adesão
Ameaçados por barragem relatam pânico em Barão de Cocais (MG)
Vale inicia construção de barreira para rejeitos em Barão de Cocais
MPT pede R$ 3,6 bilhões em multas e indenizações trabalhistas à Vale
Barragem de Barão de Cocais é a que demanda mais cuidado, diz Vale
Na gravação divulgada, a empresa explica que foi registrada uma movimentação em um talude, que são “terrenos inclinados que dão sustentação à cava da mina” e ressaltou que a estrutura está a 1,5 km da barragem.
Outra observação feita é de que “assa movimentação pode ou não impactar a estrutura da barragem da mina”.
Por fim, a mineradora destaca que o complexo é monitorado 24 horas por dia por meio de um radar e uma estação robótica. O vídeo explica, ainda, que a Vale está construindo uma contenção de concreto e está posicionando telas metálicas e blocos de granito na jusante da barragem como medidas emergenciais para reduzir impactos de um possível rompimento.
Veja o vídeo: