Barragem B3/B4 tem nível máximo de alerta
Divulgação ValeA Vale anunciou que começa na próxima segunda-feira (20) a realizar atividades de sondagem para chegar a uma solução para as obras de contenção da barragem B3/B4, que faz parte da Mina Mar Azul, em Macacos, distrito da cidade de Nova Lima.
A barragem é uma das quatro em todo o Estado que teve seu nível de emergência elevado para 3, o mais alto. O objetivo da contenção, segundo a mineradora, é diminuir os impactos à comunidade e ao meio ambiente, caso haja rompimento da barragem. No dia 25 de janeiro deste ano, a barragem 1, da Mina Córrego do Feijão, em Brumadinho, se rompeu deixando ao menos 270 vítimas, entre mortos identificados e desaparecidos.
Serão avaliados nove pontos para a instalação da estrutura de contenção, ao longo de 8 km de distância a partir da barragem, incluindo a entrada do distrito de Macacos. Ao final dos estudos, a Vale definirá qual opção deve ser adotada para a contenção dos rejeitos.
Em março deste ano, a Justiça determinou que a Vale cumprisse 27 medidas para garantir a segurança da barragem B3/B4, entre elas a suspensão do lançamento de rejeitos e levantamento de informações sobre evacuação de moradores que vivem próximo à área.
A empresa informa que as atividades de sondagem, que devem durar cerca de dois meses, não influenciam nas condições de estabilidade da estrutura, que vem sendo monitorada 24h por dia. As sondagens serão conduzidas por uma equipe da Vale e o acesso ao local não deve ser afetado.