Logo R7.com
RecordPlus

Vale rebate empresa alemã e chama auditores de irresponsáveis

Críticas de mineradora foram feitas, após publicação de reportagem do R7 em que a certificadora Tüv Süd alegou desconfiar das técnicas de segurança

Minas Gerais|Flavia Martins, do R7

  • Google News
Ministério Público de Minas Gerais apura as responsabilidades na tragédia que matou 209 pessoas
Ministério Público de Minas Gerais apura as responsabilidades na tragédia que matou 209 pessoas

A Vale rebateu as alegações da empresa alemã Tüv Süd publicadas pelo R7, nesta sexta-feira (22), e afirmou que esperava que os auditores da certificadora tivessem "responsabilidade técnica, independência e autonomia na prestação de seus serviços".

Em um ofício enviado ao Ministério Público de Minas Gerais, a Tüv Süd afirma que, após a tragédia em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a equipe não acredita mais “na estrutura e prática do mercado, de modo geral, atualmente adotada para averiguar a segurança e a estabilidade de barragens de rejeitos”.


Leia também

A mineradora confirmou que recebeu a recomendação feita pela empresa alemã para revisar os relatórios de seguranças das barragens, emitidos antes do rompimento que matou 209 pessoas e deixou outras 91 desaparecidas. No entanto, criticou que a notificação teria sido enviada "fora dos canais estabelecidos em contrato". 

A Vale subiu o tom das críticas à Tüv Süd e afirmou ainda que "cabe ao auditor o papel de realizar um processo sistemático, documentado e independente para obter todas as evidências possíveis e avaliá-las objetivamente, privilegiando a segurança acima de tudo.”

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.