Veja quem era o piloto morto em queda de avião em Ouro Preto (MG)
Adriano Machado estava a caminho de Belo Horizonte em uma aeronave que seria usada no combate a incêndios
Minas Gerais|Pablo Nascimento, do R7
A empresa dona do avião que caiu nesta sexta-feira (11) em Ouro Preto, na região Central de Minas Gerais, confirmou que a aeronave estava sob o comando do piloto Adriano Machado.
A aeronave seguia para Belo Horizonte, onde atuaria no combate a incêndios florestais, a serviço do IEF (Instituto Estadual de Florestas). “O referido avião foi contratado pela Vale, por meio da chamada Compensação Florestal Minerária, dispositivo previsto em lei e direcionado a todo empreendimento minerário, como forma de repor danos causados ao meio ambiente pela atividade econômica desenvolvida pela empresa. No caso específico do avião Air Tractor, a contratação ocorreu entre o empreendedor e a proprietária da aeronave, tendo o IEF como beneficiário extra, para atuar em missões de combate a incêndios lideradas pela Força-Tarefa Previncêndio em Minas”, informou o Governo de Minas Gerais.
Horas antes de morrer, Machado publicou um vídeo em redes sociais mostrando a atuação de aeronaves no combate a chamas em áreas de mata. Uma das gravações citava a cidade de Mariana, vizinha de Ouro Preto. Há dois dias, ele compartilhou outro vídeo trabalhando. “Mais um dia encerrado. Combate a incêndio na Vale Mineradora, chegada em Ponte Nova-MG”, escreveu.
A Polícia Civil informou que o corpo da vítima vai seguir o padrão de identificação, no IML (Instituto Médico Legal) de Belo Horizonte devido ao estado de carbonização.
Veja o que se sabe sobre o acidente:
Onde o avião caiu?
O avião modelo AT-502B, da fabricante Air Tractor, matrícula PS-SLR, caiu em uma área de mata em São Bartolomeu, distrito de Ouro Preto, na região central de Belo Horizonte, por volta das 15h. O local fica na região da Serra de Ouro Preto. “A aeronave caiu bem próxima à estrada. Isso pode ser um indicativo de que o piloto tentou fazer um pouso de emergência”, avaliou Charles Murta, da Defesa Civil de Ouro Preto.
Qual a causa da queda?
A causa da queda do avião em Ouro Preto será investigada pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA). Uma equipe do Rio de Janeiro vai se deslocar para Minas Gerais. A Polícia Civil de Minas Gerais também vai acompanhar o caso.
Pouco antes da queda, testemunhas viram a aeronave sobrevoando o centro histórico da cidade em baixa altitude. A cena e o barulho forte chamou atenção de moradores.