Venda de castanha especial transforma vida de agricultores no noroeste de MG
Castanha do Baru é natural da vegetação do Cerrado, é mais rica em proteínas e tem menos gordura que outras oleaginosas
Minas Gerais|Maria Luiza Reis, Do R7

Agricultores de Arinos, a 727 km de Belo Horizonte, estão tendo a vida transformada com a venda de castanha do baru, uma castanha 'especial', mais rica em proteínas que a castanha de caju e com menos gordura. A castanha só dá em regiões específicas da América do Sul; no Brasil, ela é característica do Cerrado, vegetação presente na região noroeste do estado.
Em cada fruto, nasce apenas uma castanha, o que faz com que o produto seja ainda mais especial. Atualmente, mais de 150 famílias da região trabalham com a colheita e a quebra do fruto para retirar a castanha. "As famílias fazem a quebra manualmente porque ainda não existe uma máquina, hoje em dia, capaz de fazer esse processo", explicou Giulia Baragli, representante comercial da Copabase, a sociedade cooperativa de Arinos, que trabalha exclusivamente com produtos do Cerrado, entre eles, o Baru. A cooperativa é responsável pela torra, embalagem e comercialização da castanha.
• Clique aqui e receba as notícias do R7 no seu WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo WhatsApp
• Compartilhe esta notícia pelo Telegram
A representante explicou também que a madeira da árvore de Baru era utilizada na carvoaria e foi dessa forma que descobriram que o fruto, quando torrado, era gostoso para consumo. "Por isso ele não é tão conhecido quanto as outras castanhas, mas ele tem mais proteína e menos calorias em relação às outras castanhas", explicou Giulia.
A descoberta mudou a vida de centenas de famílias. Atualmente, a cooperativa tem um projeto de levar um salário mínimo ou até R$2 mil para as famílias que fazem parte da produção da castanha. A castanha já é vendida em Brasília e a cooperativa tem expectativa de fortalecer o comércio dentro de Minas Gerais. Para quem ainda não conhece, a representante explica que o gosto parece uma mistura de amendoim com castanha do Pará.
Para ajudar na popularização do Baru em MG, a Copabase esteve presente na Superminas 2023, a maior feira supermercadista do Brasil. O evento aconteceu entre os dias 17 e 19 de outubro, no Expominas, na região oeste de Belo Horizonte. O stand da cooperativa integrava Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios, uma iniciativa do Governo de MG para apresentar produtos tradicionais do estado.
O circuito contou com o apoio da AMIS (Associação Mineira de Supermercados), do Sebrae e da SEDE (Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico) e tinha como objetivo estabelecer uma conexão entre os produtores e o varejo.
O espaço apresentou vários produtos como castanhas, doces e produtos de beleza. Veja mais:
